Modelo de gestão da UERN é tema de palestra em pós-graduação

O modelo de gestão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi tema de palestra da aula inaugural da Pós-graduação em Gestão Pública da Faculdade Diocesana. O evento teve como tema “Desafios e Experiência da Gestão Pública”.

Além do reitor da UERN, o professor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, participou do momento, o diretor do Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins, o Juiz Breno Valério Fausto de Medeiros. De acordo com o professor Júlio Thalles, da Faculdade Diocesana, os palestrantes da noite foram escolhidos pela experiência, e a importância das funões que exercem e dos órgãos aos quais estão à frente.

O reitor Pedro Fernandes enfatizou a importância de conhecer as bases legais que pautam as ações do gestor público para atingir resultados na gestão. “Foi fazendo as adequações legais necessárias que conseguimos conquistar o recredenciamento da UERN, por exemplo”, frisa.

As adequações tratam-se do reconhecimento de todos os cursos da Universidade, da ampliação no número de programas de pós-graduação, do incentivo à pesquisa, entre outras. Ele acrescenta que foi vinculado à lei e através de diálogo com os órgãos reguladores que a UERN conseguiu ofertar o concurso para professores e técnicos em 2016, e convocar mais profissionais do que as vagas inicialmente ofertadas. “Através dos esforços coletivos que fizemos, já conseguimos chamar 160 novos servidores, fora os que já haviam sido convocados dentro do previsto em nosso último concurso”.

Pedro Fernandes enfatizou ainda que os desafios dentro da Universidades são maiores devido à falta de autonomia financeira da Instituição. “Temos o orçamento, mas não temos o financeiro. Isso dificulta muito. Por isso, estamos trabalhando com empenho em busca dessa autonomia financeira”.

O reitor destacou que diante das dificuldades, o gestor deve buscar alternativas. Para contornar a falta de autonomia financeira, a Uern buscou otimizar a captação de recursos tanto através de projetos quanto de emendas parlamentares.