Ministro da Educação reconhece importância das Universidades estaduais

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que as universidades estaduais e municipais são muito importantes para a educação superior brasileira. O reconhecimento foi feito na primeira audiência que o ministro teve com a Associação dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), entidade que congrega 45 (quarenta e cinco) instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais, distribuídas em 22 (vinte e dois) Estados, no início da semana.

O ministro descreveu o cenário de crise econômica e a necessidade de tirar lições do período, assegurando que os cortes nos investimentos são inevitáveis, mas estão sendo feitos de forma a minimizar os impactos. Segundo ele, o período será utilizado para avaliar os avanços e políticas implementadas, comprometendo-se a a retomar os trabalhos da comissão MEC/ABRUEM, através da Secretaria de Ensino Superior -SESU.

Durante a audiência que reuniu 14 Reitores,Secretário da Educação Superior, Jesualdo Pereira Farias, Secretário Executivo do MEC, Luiz Claúdio Costa, deputado federal Alex Canziani e membros da ABRUEM, a entidade entregou um documento onde externa a preocupação diante dos últimos acontecimentos referentes a cortes nos orçamentos para a educação, nos impactos em políticas nacionais de formação de professores em cursos presenciais e a distância, de qualificação da educação básica, de formação de jovens em bacharelado e licenciatura e na pós- graduação, entre outros.

“As afiliadas da ABRUEM são as principais responsáveis por uma das grandes bandeiras do ensino superior do país, que é a interiorização. Por meio das instituições associadas oferecemos ensino superior de qualidade, melhorando o desenvolvimento tecnológico de cidades, muitas vezes distantes de grandes centros, e a melhoria da produção científica do País”, argumentou a entidade.

Pela sua abrangência, a ABRUEM busca a participação de suas filiadas em todos os editais dos órgãos federais, seja de apoio a pesquisas ou investimentos nas IES públicas brasileiras. E Medidas de redução dos repasses no Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, UAB, PARFOR, Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Programa de Apoio à Pós-Graduação – PROAP, afetarão todo o sistema nacional de educação, porém no caso do Pró-Equipamentos (Edital CAPES 11/2014), as Instituições estaduais e municipais serão atingidas direta e
exclusivamente.

” A presença das estaduais cumpre, historicamente – a oferta de vagas públicas nas regiões mais afastadas das capitais e por isso tem sido indutoras de desenvolvimento regional, além de espaços importantes de formação em nível superior, na graduação, na pós-graduação e formação continuada em diversas áreas”, destacou a reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, presidente da ABRUEM.

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, lembra que a instituição é a única no interior do RN a formar professor e médico. Ele ressalta que a interiorização do ensino superior pela UERN permite a formação de profissionais de diversas àreas e impulsiona o desenvolvimento regional, além de fortalecer o ensino básico. Em Mossoró, segunda cidade do Estado, 94% dos professores da rede municipal de ensino são formados pela UERN. Em quase todos os municípios do interior, 100% dos professores da rede básica foram graduados pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Alcance- Ao todo são cerca de 700.000 alunos matriculados nas universidades estaduais e municipais, o equivalente a 50% das matrículas na rede pública do ensino superior brasileiro. São 2.234 cursos de graduação, 792 cursos de mestrado e 521 de doutorado, todos recomendados pela CAPES,  com 111.483 alunos matriculados.

As instituições filiadas à ABRUEM mantêm 26 hospitais de ensino/universitários, com mais de 5.000 leitos para o SUS, 13 hospitais veterinários, 69 estruturas odontológicas, 376 campi avançados, 170.000 alunos a distância e aproximadamente 5.000 projetos de extensão, além de responderem por aproximadamente 40% de toda a produção científica nacional.