Ministro da Ciência e Tecnologia aprova projeto de criação do CTSAL da UERN

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, se comprometeu apoiar a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na instalação do Centro de Tecnologia do Sal do Rio Grande do Norte – CTSAL-RN. “O projeto está recebido e agora vamos fazer a engenharia financeira”, assegurou o Ministro. O projeto do CTSAL envolve recursos da ordem de R$ 3,8 milhões.

A atividade salineira responde por cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos no Estado e estima-se que a extração e refino do sal marinho movimentem receitas de vendas externas e internas em torno de 3,5% do PIB global do Estado. A exportação do produto representa, atualmente, cerca de 25% do volume total exportado pelo Estado.

“O fato do Rio Grande do Norte produzir quase todo o sal marinho do Brasil – 94% – torna este produto de importância estratégica para o desenvolvimento econômico que tem proposto, sem sucesso, planos de incentivo para dinamizar a cadeia produtiva do sal, como por exemplo, o pólo gás/sal”, defendeu o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, João Maria Soares, durante exposição do projeto ao Ministro Raupp, afirmando que também merece destaque o seu uso como fonte distribuidora de iodo à população, tornando-o um produto indispensável para a saúde do brasileiro.

“No entanto, apesar do potencial econômico e social do produto e da existência de recursos humanos especializados nas IES (UERN, UFERSA, IFRN, UNP, FACENE e Mater Christi), na cidade de Mossoró, centro das atividades salineiras, praticamente nenhuma pesquisa tem sido realizada para melhorar esta realidade”, argumentou.

Segundo o Pró-Reitor, isto ocorre basicamente por falta de recursos e inexistência de laboratórios adequados à pesquisa na área de produção do sal, bem como a não utilização de equipamentos recentemente adquiridos ou em fase de aquisição para estudo desse material. Dentro desse contexto, este projeto será de fundamental importância para o desenvolvimento do setor.

Já o Reitor Pedro Fernandes destacou que o projeto também visa ser um ponto de apoio para as empresas de produção e beneficiamento do sal do RN. “Isto será realizado através do monitoramento dos parâmetros indicadores de qualidade do sal e dos efluentes produzidos durante a sua obtenção”, pontuou o Reitor, ressaltando que a UERN está preparada para executar esse projeto, fortalecendo a principal atividade econômica do Estado. “ O projeto terá impactos em toda a cadeia produtiva do sal, nos aspectos científico, tecnológico, ambiental, econômico e social”, completou o Reitor Pedro Fernandes, adiantando que é de fundamental importância a participação da iniciativa privada.

Estarão envolvidos os cursos de Química, Física, Biologia, Gestão Ambiental, Direito, Educação e outros. “Os cursos estão na nossa instituição, temos professores qualificados e equipamentos. Além disso, também vamos buscar parceria com outras universidades já aqui citadas pelo Pró-Reitor”.

A implantação do CTSAL-RN tem como objetivo desenvolver pesquisas que visem agregar valor ao sal produzido no Estado. Monitoramento de sua qualidade e a adequação ambiental da exploração salineira. Facilitar o processo de licenciamento e adequação a legislação ambiental, evitando multas ambientais.

O Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, que acompanhou a comitiva da UERN, também elogiou o projeto, ressaltado que o RN tem um grande potencial mineral que precisa ser melhor explorado.

A audiência com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação também foi acompanhada pelo Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UERN, Wogelsanger Oliveira Pereira.

Novos Cursos – Com a criação do CTSAL, a UERN planeja criar curso de Bacharelado em Química Industrial com habilitação em sal, petroquímica, minérios ferrosos e não ferrosos e pedras preciosas.