...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ministério da Saúde promete priorizar equipamentos para laboratórios da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) espera aparelhar os laboratórios de saúde da instituição com o apoio do Ministério da Saúde. O Reitor Pedro Fernandes recebeu, nesta terça-feira, 03, a garantia do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Pinto, de que o projeto no valor de R$ 1,5 milhão entregue pela Universidade no final do ano passado continua no planejamento da pasta.

O secretário explicou que o Ministério teve que rever suas prioridades em função das emendas parlamentares que são impositivas. Mesmo assim, o projeto da UERN não será atingido pelos cortes nos investimentos. “A UERN é uma ação estratégica para a formação de médicos no interior”, reconheceu Hêider Pinto, alegando, ainda, a troca de ministro e auxiliares para o reordenamento do plano de trabalho.

Segundo o secretário, o Ministério está fazendo levantamento de todas as demandas colocadas no Sistema de Convênios – SINCONV. “Depois da nossa exposição, o secretário considerou que a UERN se encaixa em tudo que o Ministério preconiza”, ressaltou o reitor.

Pedro Fernandes esclareceu que a UERN cumpriu todas as recomendações, destacando que a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) mais que dobrou as vagas no Curso de Medicina; há oferta de residências médicas em obstetrícia e ginecologia, Medicina da Família e Comunidade, e Pediatria ( em processo). Além disso, a instituições se credenciou junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para ampliação do atendimento ambulatorial e oferta de exames e outros procedimentos à população de quase 60 municípios da região.

A deputada Fátima Bezerra que acompanhou a audiência, reforçou os argumentos do reitor sobre a importância da UERN na formação de médicos e saúde pública no Estado. “Essa instituição é valiosa para a saúde pública do RN, além do mais, o Ministério deve observar a dedicação e o esforço que foram feitos em cumprimento às recomendações para a execução do projeto”, pontuou a parlamentar.

A UERN é a única universidade do interior do RN que oferta Medicina. Já foram formadas 4 turmas. E os médicos saem preparados para o mercado de trabalho. O curso tem conceito 5 (máximo) no ENADE- Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support