MILTON MARQUES PARTICIPA DO 40º FÓRUM NACIONAL DE REITORES

O reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros, participará do 40º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). O evento será realizado em Florianópolis/SC, nos dias 19 e 20 deste mês. O professor Alisson Mendes de Oliveira acompanhará o reitor.

De acordo com a programação, o Fórum deste ano tem como tema "Educação à Distância nas IES Estaduais e Municipais: Desafios e Perspectivas". Os subtemas expostos são "Educação à Distância na Graduação" e "Educação à Distância na Pós-Graduação". A programação ocorrerá no Hotel Costa Norte Ponta das Canas.

A programação será iniciada às 8h do dia 19/04, com o credenciamento e entrega das pastas. Às 8h30, reunião do Conselho Pleno, e às 10h, sessão solene de abertura, com entrega dos Diplomas de Associado Honorário", e em seguida palestra com o diretor do Departamento de Políticas em Educação à Distância do Ministério da Educação e Cultura, doutor Hélio Chaves Filho, que abordará "A Universidade aberta no Brasil e sua interface com a educação à distância nas Universidades Estaduais e Municipais brasileiras".

Os coordenadores são os reitores José Onofre Gurjão Boavista da Cunha – da UEFS e presidente da Abruem -, e Luiz Antônio Arantes – da UEG e vice-presidente da Abruem. À tarde, os trabalhos serão retomados às 14h20, com a abordagem "Educação à distância na graduação", e às 14h30, apresentação do CASE 1 – Consórcio Setentrional – UESC e UEG, tendo como expositor o reitor Jorge Tadeu (Unicamp). Ás 15h30, exposição do Case 3 da UEA, com o vice-reitor da UEA, professor Carlos Eduardo Gonçalves. Em seguida, apresentação do Case 4 – Educação á distância para portadores de necessidades especiais: uma experiência com cegos e surdos – Udesc, pela professora Solange Cristina da Silva.

Na sexta-feira, 20/04, as atividades serão iniciadas às 8h20, com exposição acerca da Educação à distância na graduação e na pós-graduação. Às 9h haverá debates e encaminhamentos. Às 10h10, apresentação do Case 6 – Educação à distância na UNESP: Uma proposta em construção na Graduação e na Pós-Graduação, pelo professor Klaus Schlunzen Júnior. Às 14h, apresentação da Universidade Nova, tendo como expositor o presidente da Abruem. Às 16h30, assinatura de Convênio Interinstitucional que irá, também, contemplar ações do EAD entre as universidades que integram a Abruem, além de lançamento do protótipo do banco de dados para construção do perfil das Universidades Associadas a Abruem. O encerramento será às 17h40.