Metodologias Ativas é tema de Jornada Acadêmica

Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participaram nesta segunda-feira (4) da Jornada Acadêmica do semestre letivo 2018.2, promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).

Esta é a nona edição da jornada, que teve como tema proposto o “Uso das Metodologias Ativas no Processo de Ensino-Aprendizagem”. O evento teve mesa-redonda, coordenada pela professora Regina Marques (coordenadora) e com a participação das professoras Mayra Ribeiro (UERN) e Aline Batista (UFERSA), egressa da UERN.

De acordo com um dos coordenadores da Jornada, professor Heitor Liberalino, trata-se de um momento para os professores se organizarem e planejarem o semestre para que tudo flua de maneira tranquila. Ainda segundo Heitor, o tema foi escolhido por se tratar de um tema bastante atual. “Várias universidades mundo afora já utilizam as Metodologias Ativas, que no Brasil, vêm ganhando espaço e abordam vários pontos que saem da forma tradicional de ensino, que é o professor passando conteúdo e o aluno simplesmente assistindo e tentando acompanhar. É o pontapé inicial para que os professores pensem novas formas de trabalhar o conteúdo”, afirmou.

O reitor Pedro Fernandes participou da jornada. Ele falou aos professores sobre os desafios da UERN neste início de semestre, principalmente em relação à necessidade de ajuste do calendário letivo com o calendário civil. O reitor também apresentou avanços em diversas áreas na Universidade, como a homologação do resultado final da outorga da FM educativa para a FUERN e a conquista do Selo de Qualidade OAB Recomenda pelos cursos de Mossoró e Natal, além da instituição das cotas étnico-raciais e argumento de inclusão regional na instituição.

“Apesar de tantos desafios, são fatos como esses que nos motivam a continuar fazendo o que fazemos de melhor, que é transformar vidas no interior do nosso Estado. E ainda há muito a ser feito. Precisamos fazer com que nossos projetos de pesquisa e extensão extrapolem cada vez mais os limites da Universidade”, concluiu o reitor.

Fotos: Wilson Moreno