Mestrando defende dissertação sobre uso de minerais do RN para produção de material de aplicação tecnológico

O discente João Barbosa Neto, do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), apresentará a defesa de sua dissertação de mestrado, com o título “Síntese e Caracterização Física de Hexaferritas de Bário e Estrôncio obtidas a partir de Minerais”. A defesa será nesta terça-feira, 31, às 14h, no auditório do PRODEPE, na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), no Campus Central.

Na pesquisa, orientada pelo professor João Maria Soares, o pesquisador avalia o uso de minerais do Estado para produzir material de aplicação tecnológico. Ele utiliza os minérios ferro e bário, que são facilmente encontrados na região Central do Rio Grande do Norte, e a celestita, que fornece o estrôncio.

A partir da utilização dos minérios encontrados em território potiguar, o pesquisador observou que é possível obter a ferrita através de um processo mais simplificado e com qualidade superior à de mercado.

As ferritas são materiais estáveis termicamente e quimicamente, de baixo custo e de fácil processamento, e apresentam boas propriedades magnéticas, baixa perda dielétrica e elevada resistividade elétrica. O material possui um vasto campo de aplicação, podendo ser utilizado na fabricação de dispositivos eletrônicos de rádio de frequência, núcleos de transformadores, eletroímãs eletrônicos, telecomunicações, além de poderem ser utilizados como absorvedores de radiação eletromagnética.

DEFESA DE DISSERTAÇÃO
Data: 31 de julho de 2018 (terça-feira)
Local: Auditório do PRODEPE / FANAT / UERN.
TITULO: “Síntese e Caracterização Física de Hexaferritas de Bário e Estrôncio obtidas a partir de Minerais”.
DISCENTE: João Barbosa Neto
Prof. Dr. João Maria Soares (Orientador / UERN)
Prof. Dr. José Humberto de Araújo (Examinador Externo / UFRN)
Prof. Dr. José Alzamir Pereira da Costa (Examinador Interno / UERN)