...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestrandas da UERN participarão de estágio em universidade na França

As estudantes Marília Gabriela e Ewerlanny Louyde, egressas do curso de Química e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGCN/UERN), participarão de estágio na Universidade Poitiers, na cidade de Poitiers, França. O estágio terá duração de seis meses.

De acordo com a Profª. Drª. Anne Gabriella Dias Santos, uma das docentes responsáveis pela linha de pesquisa “Catálise aplicada a processos ambientais”, a qual as alunas estão inseridas, a oportunidade surgiu por meio de um edital lançado pela Universidade francesa. “Enviamos quatro currículos de estudantes para a instituição e tivemos dois aprovados”, revela. As estudantes selecionadas embarcarão em março.

Para a professora, essa oportunidade é bastante enriquecedora. “Elas vão poder trocar experiência com grupos de pesquisa e pesquisadores de outro país, ter uma vivência que contribuirá para a formação pessoal e profissional delas. Além disso, a ida das mestrandas é bom para o processo de internacionalização da UERN, deixando a porta aberta para o mestrado e pesquisadores envolvidos na linha de pesquisa delas”, avalia a professora.

A estudante Marília Gabriela destaca que essa é uma oportunidade única. “O estágio vai enriquecer meus conhecimentos, me proporcionar experiências na minha linha de pesquisa e vou conseguir levar um pouquinho dos nossos conhecimentos adquiridos na faculdade”, declara. Ewerlanny Louyde também considera a experiência singular. “É uma oportunidade de aperfeiçoar minha pesquisa do mestrado, pois eles disponibilizam tecnologias que não se ver na universidade. Além, de aprender uma nova cultura e nova língua”, afirma.

Paralelo a ida das estudantes, Anne Gabriella Dias, em parceria com a professora Sibele Pergher, da UFRN, teve aprovado um projeto no Programa CAPES/Cofecub, fruto da parceria entre o Brasil e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). Foram selecionados 25 projetos de diversas áreas do conhecimento e considerados estratégicos para o desenvolvimento dos dois países.

“A aprovação desse projeto vai intensificar essa parceria entre a UERN e universidades da França, bem como fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos de pesquisa e desenvolvimento público brasileiros e franceses”, frisa a professora.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support