...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestranda do PROF-FILO defende dissertação sobre experiências de Mead no ensino

A aluna Asenate Saraiva Dantas, do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), do Campus de Caicó, fez a defesa de sua dissertação na última terça-feira, 18. O trabalho é intitulado “A Ética e a Política em George Herbert Mead experienciadas no ensino de filosofia: a intersubjetividade, a reflexividade na politização do sujeito e constituição do Self”.

A banca examinadora foi composta pela Profª. Drª. Shirlene Santos Mafra (UERN), orientadora do trabalho; Prof. Dr. Marcos de Camargo von Zuben (UERN), do Departamento de Filosofia e do PROF-FILO; e o Prof. Dr. Cledes Antônio Casagrande (UNILASALLEO/RS), um dos primeiros filósofos no Brasil a discutir sobre Mead e Educação, que participou da defesa por videoconferência.

O trabalho de Asenate Saraiva Dantas teve como objetivo promover a interação entre os indivíduos e suas respectivas ações, numa dialogia teórico-metodológica do interacionismo simbólico na perspectiva do filósofo George Herbert Mead. A proposta foi articular as bases epistemológicas sobre ética e política de Mead, dentro do campo da teoria e da prática pedagógica do ensino de filosofia.

A ação educativa foi executada na Escola Estadual João Alencar de Medeiros, na cidade de Ipueira/RN. Na pesquisa, a autora observou algumas problemáticas filosóficas vivenciadas no ambiente escolar, como, por exemplo: crises identitárias, desequilíbrios familiares, descontrole do uso das mídias sociais, falta de reconhecimento social, baixa autoestima e, por fim, as exigências sociais mercadológicas e de consumo, onde os aspectos do “ter” se sobrepõem sobre o “ser”.

“A experiência filosófica do pensamento de George Herbert Mead na educação infantil e fundamental é pioneira no Brasil com os trabalhos de Gilliard Santos e de Asenate Saraiva Dantas, ambos mestres pelo PROF-FILO”, destaca a professora Shirlene Mafra, orientadora da dissertação.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support