Mestranda do PROF-FILO defende dissertação sobre experiências de Mead no ensino

A aluna Asenate Saraiva Dantas, do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), do Campus de Caicó, fez a defesa de sua dissertação na última terça-feira, 18. O trabalho é intitulado “A Ética e a Política em George Herbert Mead experienciadas no ensino de filosofia: a intersubjetividade, a reflexividade na politização do sujeito e constituição do Self”.

A banca examinadora foi composta pela Profª. Drª. Shirlene Santos Mafra (UERN), orientadora do trabalho; Prof. Dr. Marcos de Camargo von Zuben (UERN), do Departamento de Filosofia e do PROF-FILO; e o Prof. Dr. Cledes Antônio Casagrande (UNILASALLEO/RS), um dos primeiros filósofos no Brasil a discutir sobre Mead e Educação, que participou da defesa por videoconferência.

O trabalho de Asenate Saraiva Dantas teve como objetivo promover a interação entre os indivíduos e suas respectivas ações, numa dialogia teórico-metodológica do interacionismo simbólico na perspectiva do filósofo George Herbert Mead. A proposta foi articular as bases epistemológicas sobre ética e política de Mead, dentro do campo da teoria e da prática pedagógica do ensino de filosofia.

A ação educativa foi executada na Escola Estadual João Alencar de Medeiros, na cidade de Ipueira/RN. Na pesquisa, a autora observou algumas problemáticas filosóficas vivenciadas no ambiente escolar, como, por exemplo: crises identitárias, desequilíbrios familiares, descontrole do uso das mídias sociais, falta de reconhecimento social, baixa autoestima e, por fim, as exigências sociais mercadológicas e de consumo, onde os aspectos do “ter” se sobrepõem sobre o “ser”.

“A experiência filosófica do pensamento de George Herbert Mead na educação infantil e fundamental é pioneira no Brasil com os trabalhos de Gilliard Santos e de Asenate Saraiva Dantas, ambos mestres pelo PROF-FILO”, destaca a professora Shirlene Mafra, orientadora da dissertação.