Mestrado em saúde e sociedade tem aula inaugural

Os trabalhos do curso de mestrado em saúde e sociedade foram abertos com aula inaugural ministrada pelo Prof. Dr. João Pereira Leite da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador de medicina 2 da CAPES.

Ele ministrou palestra no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) em que destacou a importância da pesquisa na área da saúde em uma região como a do Semi-Árido nordestino. Nessa aspecto ele destacou o papel da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) nesse trabalho. “É com esse plano de pós-graduação na área da saúde que vamos formar profissionais que vão substituir os atuais professores na academia. Um curso desse é importante pelo seu caráter multidisciplinar”, destacou.

O vice-reitor Aécio Cândido, que representava o reitor Milton Marques de Medeiros na solenidade, lembrou que aulas inaugurais de cursos de mestrado já estão se tornando rotina na UERN. Para ele o passo seguinte será a criação do primeiro doutorado na instituição. “A universidade é uma instituição produtora de conhecimento e pesquisa. Para elevarmos o nosso nível precisamos avançar na questão da pós-graduação”, destacou.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Pedro Fernandes afirmou que a UERN está trabalhando para este avanço defendido por Aécio Cândido. Ele destacou ainda o trabalho de espalhar o conhecimento na área da saúde por todo o Estado. “A UERN tem um quarto de seu corpo docente na área da saúde e um quinto dos nossos doutores também estão nessa área. Temos cursos na área da saúde em três das quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte, sendo que três deles receberam conceito cinco do ENADE e o de odontologia de Caicó recebeu nota quatro, mas se encontra entre os 11 melhores do país. A aula inaugural de hoje coroa esse trabalho”, concluiu.

O mestrado em ciências da saúde reúne 15 discentes e mais outros 15 cursando disciplinas como alunos especiais. O curso terá duas linhas de pesquisa: “Diagnóstico, Clínica e Terapêutica no Processo Saúde/ Doença na Sociedade” e “Políticas e Práticas de Saúde, de Educação e de Promoção da Saúde na Sociedade”. “O curso de mestrado vem contemplar a área de saúde com uma formação qualificada de novos profissionais. Estamos cumprindo o papel social da UERN”, avalia a Prof. Dr. Maria Irany Knacfuss, coordenadora do mestrado em saúde e sociedade.