...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestrado em Física realiza evento sobre Ensino de Ciências

No dia 22 de outubro de 2014, às 15h30, no Auditório do PRODEPE (FANAT/UERN), será realizado o colóquio “Concepções Alternativas no Ensino de Ciências”, ministrado pelo professor Me. Francisco Josélio Rafael.

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UERN, o professor Dr. Vamberto Dias de Mello tem a satisfação de convidar todos a assistirem o evento.

O professor Josélio explica a importância da discussão que será feita no colóquio. “Denominamos de concepções alternativas os produtos da aprendizagem individual dos estudantes, de seu esforço intelectual para dar sentido e organizar uma visão de mundo. As mesmas têm sua origem na experiência cotidiana dos alunos e são impregnadas da linguagem comum, com procedimentos pouco reflexivos e críticos”, frisou.

Ele destaca a importância dos professores terem o dominio do assunto ministrado em sala de aula. “A discussão em torno das concepções alternativas tem-se constituído numa linha de pesquisa dentro da Didática das Ciências Naturais, baseando-se na construção de teorias sobre as ideias dos estudantes e nos questionamentos teóricos e metodológicos. Portanto, os professores, quando ensinam, devem levar em conta o que sabem sobre um determinado objeto de estudo”, acrescentou.

Por isso, o evento é voltado basicamente para professores, principalmente os que lecionam Física. “O Colóquio está aberto para professores que trabalham com o ensino de Ciências e para os estudantes de graduação, especificamente, de Física, pois, enfatizaremos alguns exemplos de concepções alternativas em mecânica, termodinâmica, óptica e eletromagnetismo e o público em geral que se sentirem motivados a discutir a temática”, concluiu.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support