...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestrado em Física realiza colóquio sobre magnetismo

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGF/UERN), Prof. Dr.Fábio Cabral Carvalho, convida a comunidade acadêmica para o colóquio “Efeitos dipolares sobre fases magnéticas de aglomerados superparamagnéticos” a ser ministrado pelo pesquisador Dr. Silas Sarmento Pedrosa (UFERSA). O evento acontece nesta quinta-feira (3), às 15 horas, no auditório do PRODEPE, na FANAT.

Percebe-se atualmente um grande interesse de pesquisas em aglomerados de nanopartículas superparamagnéticas, devido em parte, à alta demanda para aplicações biomédicas, e ao grande interesse, do ponto de vista fundamental, em novas fases magnéticas. Ao mesmo tempo há um crescente empenho em confirmar a existência de ferromagnetismo dipolar em sistemas onde a energia de troca não é fator dominante.

O colóquio irá abordar um estudo teórico do impacto da interação dipolar sobre as fases magnéticas de nanopartículas superparamagnéticas de Fe3O4, confinadas em aglomerados esféricos e elipsoidais. O estudo comprova que as fases magnéticas, e a suscetibilidade inicial, são controladas pela interação dipolar, e que a topologia do arranjo de nanopartículas, o tamanho das nanopartículas e a densidade de empacotamento são fatores que controlam as propriedades magnéticas.

O estudo mostra ainda que a interação dipolar pode estabilizar fases magnéticas clássicas, conhecidas apenas para sistemas com alto conteúdo de energia de troca e de anisotropia. Aglomerados elipsoidais de alta excentricidade são os sistemas de escolha para aplicações biomédicas porque podem exibir expressivo aumento de suscetibilidade magnética. O modelo teórico reproduz satisfatoriamente resultados experimentais de aglomerados esféricos de Fe3O4, e de sistemas de partículas de Fe e Co de baixa dimensionalidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support