...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestrado em Física realiza colóquio nesta quarta-feira, 22 de agosto

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF/UERN) realiza nesta quarta-feira, 24 de agosto, o colóquio “O efeito fotoelétrico na perspectiva da teoria de Kuhn” a ser ministrado pelo Professor Dr. Carlos Alberto dos Santos (UFERSA).

O colóquio será ministrado às 15h30, no Auditório do PRODEPE/FANAT, Campus Central.

RESUMO: O efeito fotoelétrico, descoberto por Hertz em 1887, foi exaustivamente pesquisado por Lenard, entre 1890 e 1902, que descobriu praticamente todos os fenômenos relacionados com o efeito, mas foi incapaz de apresentar uma teoria que o explicasse. Essa teoria surgiu com o trabalho de Einstein publicado em 1905, no qual ele propôs a famosa equação do efeito fotoelétrico, pela qual ganharia o Nobel de Física de 1921. Ao propor a equação, Einstein levantou a hipótese do quantum de luz, que foi rejeitada pela comunidade científica durante aproximadamente 20 anos. Entre 1905 e 1916, Millikan realizou cuidadosos experimentos para mostrar que Einstein estava errado, mas terminou validando a equação de Einstein, trabalhou que também lhe valeu o Nobel de Física de 1923. Sobre a validade da equação do efeito fotoelétrico não havia mais dúvida, mas a hipótese do quantum de luz que suportava a equação só foi aceita pela comunidade científica em 1925, depois dos trabalhos teóricos de Louis de Broglie e da descoberta do efeito Compton. Logo depois o quantum de luz passou a ser denominado fóton. Essa história será detalhada no colóquio, tendo como referencial historiográfico a teoria de Kuhn. Ou seja, pretendo mostrar em que medida os eventos teóricos, experimentais e sociológicos satisfazem os preceitos da teoria de Kuhn.

Data: 24/08/2016 (Quarta-Feira)
Horário: 15h30
Local: Auditório do PRODEPE – FANAT / UERN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support