...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestrado em Física realiza colóquio de Astronomia

O Mestrado em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza amanhã, 28, o colóquio “Uma visão geral da Educação em Astronomia no Brasil”, ministrado pelo Prof. Dr. José Ronaldo Pereira da Silva.

José Ronaldo explica que, ao longo dos séculos, a Astronomia mostrou-se uma das áreas mais frutíferas para a humanidade, deixando um vasto legado cultural, econômico e motivacional para o avanço de outras áreas da ciência.

No mundo todo constata-se ao vivo interesse do público pela Astronomia, assim como os constantes esforços das sociedades astronômicas profissionais ou amadoras para inserir e mantê-la nos currículos escolares.

A despeito disso, no Brasil a Astronomia, que antes tinha lugar de destaque nos currículos escolares, hoje se restringe a alguns tópicos da disciplina de Ciências na Educação Básica, sendo praticamente inexistente no Ensino Médio e nos cursos de formação de professores. Na sala de aula, os professores não identificam erros conceituais dos livros didáticos ou da mídia sensacionalista, reforçam concepções alternativas nos alunos e enfrentam sentimentos de incapacidade e insegurança ao lidarem com temas de Astronomia.

Contribuem para isso, seu isolamento com relação a sociedades astronômicas ou universidades, a falta de tempo para estudar e a carência de fontes confiáveis de informação. Neste colóquio, apresentaremos uma visão geral da Educação em Astronomia e os principais resultados das pesquisas nessa área sobre conteúdos e metodologias. Sugestões de fontes para leituras e material de apoio ao professor também serão apresentadas.

 

Serviço

Data: 28/11/2018 (quarta-feira)

Horário: 15h

Local: Auditório do PRODEPE – FANAT / UERN

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support