...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestrado em Física promove seminário sobre Portas Lógicas Magnéticas

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) promove na próxima quarta-feira, 11 de maio, o Seminário “Portas Lógicas Magnéticas” a ser ministrado Professor Dr. Idalmir de Souza Queiroz Jr. (UFERSA).

O Seminário será ministrado às 15h, na Sala de Seminário de Física – FANAT/UERN.

Segue um resumo sobre o evento:

Atualmente a indústria de microeletrônica de computadores e armazenamento de informações busca novas tecnologias para dispositivos baseados em semicondutores devido a limitações da escala de comprimento usado nos dispositivos. Uma alternativa promissora é basada no uso dispositivos lógicos com base em elementos nanomagnéticos.

O nanomagnetismo (ou spintrônica) nos oferece dimensões compatíveis com o que se deseja, porém, seu funcionamento é baseado no momento magnético (spin) de nanoestruturas, e não no fluxo de corrente elétrica, usado na eletrônica convencional. Nas estruturas nanomagnéticas o conhecimento do comportamento do efeito dipolar é crucial para o desenvolvimento de portas lógicas magnéticas, usadas em projetos de computadores ou dispositivos de memória. Estes dispositivos permitem o controle da informação lógica recebida e a manipulação desta informação.

Assim, torna-se possível conceber portas lógicas magnéticas movidas pelo acoplamento dipolar, dispositivos de memória, entre várias outras aplicações. Nossos trabalhos estão voltados para a compreensão do funcionamento destes dispositivos e sua relação com as dimensões físicas, material magnético usado e a competição, entre si, dos efeitos combinados das diversas interações magnéticas presentes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support