...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestrado em Física promove o Colóquio “Aceleração Cósmica: Energia Escura e Outras Abordagens”

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF/UERN) realiza nesta quarta-feira, 15 de junho, o Colóquio “Aceleração Cósmica: Energia Escura e Outras Abordagens”, com apresentação do Professor Dr. Edésio Miguel Barboza Júnior (UERN).

O Colóquio será ministrado no auditório do PRODEPE – FANAT/UERN, Campus Central, às 15h. Aberto a estudantes da Pós-Graduação, Graduação e demais interessados.

RESUMO: Um dos maiores desafios para Cosmologia nas próximas décadas consiste em entender as causas da expansão acelerada do Universo. Atualmente, há uma grande variedade de modelos fenomenologicamente construídos para explicar a atual fase de aceleração do Universo. Tais modelos vão desde a simples adição de uma constante cosmológica às equações de campo da Relatividade Geral até modificações da teoria da gravidade. Apesar dos dados observacionais disponíveis possuírem uma precisão inimaginável há algumas décadas atrás, eles ainda não permitem decidir por um modelo específico, o que justifica a diversidade de ideias encontradas na literatura atualmente. Neste seminário serão apresentadas diversas abordagens para descrever os possíveis mecanismos por trás da expansão acelerada do Universo. Dentro do amplo espectro de abordagens que serão apresentadas encontram-se modelos paramétricos de energia escura, campos escalares canônicos e não canônicos, modelos com interação no setor escuro, modelos de unificação do setor escuro e modelos de gravidade modificada que resultem numa expansão acelerada do Universo sem a necessidade de postular um novo componente de energia. Uma atenção especial a ideias originais desenvolvidas por mim ao longo dos anos, tais como técnicas de reconstrução do parâmetro da equação de estado da energia escura e de parâmetros cosmográficos diretamente dos dados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support