...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestrado em Física promove Colóquio nesta quarta-feira, dia 17

A coordenação do Mestrado em Física da UERN promove nesta quarta-feira, 17 de agosto, o colóquio “A terceira lei da termodinâmica e as entropias generalizadas: Um olhar crítico” a ser ministrado pela pesquisadora Dra. Eliângela Paulino Bento de Souza.

O colóquio será realizado às 15h30, no Auditório do PRODEPE, Campus Central.

RESUMO: A entropia de Boltzmann-Gibbs (BG) se apresenta como uma quantidade fundamental da mecânica estatística e que corresponde muito bem na descrição termodinâmica da maioria dos sistemas. Ainda assim muitas generalizações da estatística padrão têm sido propostas. Destacamos duas das entropias mais conhecidas da literatura, a de Tsallis e a de Kaniadakis. Ambas lidam com sistemas ditos anômalos caracterizados principalmente por interações de longo alcance e fortes correlações estatísticas. Apesar das inúmeras aplicações, essas entropias ainda são motivo de controvérsias no que diz respeito à princípios clássicos fundamentais.

Outro grande problema enfrentado por essas generalizações diz respeito a como fazer a melhor escolha de entropia para a descrição de um determinado sistema. Assim, partindo do pressuposto que a terceira lei deva ser verificada para todos os sistemas Hamiltonianos, independentemente da existência ou não interações de longo alcance, concluímos que esta deva ser satisfeita também para qualquer descrição microscópica confiável, independentemente do tipo e dos detalhes das interações (ou forças) entre seus constituintes. Logo, propomos um procedimento analítico direto para testar a validade de uma entropia generalizada junto à terceira lei, assumindo apenas uma forma geral de entropia S e energia U de um sistema de N níveis clássico arbitrário. A nível de comparação, aplicamos o método para as entropias de Boltzmann-Gibbs (modelo padrão), Kaniadakis e Tsallis (modelos generalizados). Para as duas últimas, ilustramos o poder do método calculando os intervalos dos parâmetros entrópicos em que a entropia satisfaz a terceira lei. Como exemplo concreto, consideramos o modelo de Ising unidimensional com interações de primeiros vizinhos, o qual é um dos mais importantes modelos em toda a física.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support