...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mestrado em Física convida para defesa de dissertação

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física da UERN convida a comunidade a assistir a apresentação da defesa da Dissertação do Mestrado em Física do discente Isaac Mendonça Macêdo, com o título “Ondas Gravitacionais Geradas por Sistemas Binários Compactos”.

A defesa ocorrerá nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, às 9h, na Sala de Seminário da Física na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), Campus Central.

TITULO: “Ondas Gravitacionais Geradas por Sistemas Binários Compactos ”

DISCENTE: Isaac Mendonça Macêdo

Prof. Dr. Fábio Cabral Carvalho (Orientador – UERN)
Prof. Dr. Makarius Oliveira Tahim (Examinador externo – UECE)
Prof. Dr. Edésio Miguel Barboza Júnior (Examinador interno – UERN)

Data: 12 de agosto de 2016 (Sexta–feira)
Horário: 9h
Local: Sala de Seminário da Física – FANAT – Campus Central da UERN.

Resumo: Em 1916, Einstein previu a existência das ondas gravitacionais a partir da solução das equações de campo da teoria da Relatividade Geral. Após 100 anos, a colaboração científica internacional LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) anunciou que tinha, pela primeira vez, detectado diretamente ondas gravitacionais.Neste período tivemos grandes esforços para sua detecção direta. As ondas gravitacionais são produzidas por eventos astronómicos cataclísmicos que deformam o“tecido” do espaço-tempo ao propagarem-se pelo Universo à velocidade da luz. As ondas observadas foram emitidas pela colisão de dois buracos negros com cerca de 30 vezes a massa do nosso Sol, que ao girar em torno um do outro, foram colapsando e girando cada vez mais depressa até se fundirem e formarem um único buraco negro. E esse violento encontro final deu origem a um novo buraco negro gerando as ondas gravitacionais observadas.

Nesta dissertação, estudamos a produção de ondas gravitacionais de sistemas binários de objetos compactos, em particular buracos negros e/ou estrelas de neutron. Essas fontes compõem um dos cenários mais esperados para a detecção de ondas gravitacionais que consiste no processo de coalescência de sistemas binários formados por buracos negros e/ou estrelas de neutron. A análise desse processo ocorre pelo estudo das fases de coalescência, que são marcados pela inspiralação. Nossos estudos cobrem uma ampla faixa de massa, que se estende desde algumas massas estelares até objetos supermassivos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support