Mesa redonda discute programa de Bolsa de Produtividade da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPEG), realizou na manhã desta quinta-feira, 19 de julho, uma mesa redonda para debater o Programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa da instituição.

O evento foi aberto pelo Magnífico Reitor Milton Marques de Merdeiros, que afirmou considerar o investimento em pesquisa um dos pilares de qualquer universidade. “Esse é um encontro que me dá muita alegria, considero vital para a universidade esse projeto. As instituições de ensino superior se projetam através do campo da pesquisa. Quem não age assim fica com uma linguagem rude perante as instituições de fomento. Investir na capacitação de professores e técnicos garante o crescimento vertical da universidade. Esse é o recurso mais bem aplicado por nós”, declarou em tom de entusiasmo.

O professor Dr. Pedro Fernandes, pró-reitot de Pesquisa e Pós-graduação, explicou que o programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa, consiste num incentivo para a fixação de doutores da UERN.

Os contemplados passam a contar com recursos para aplicação de projetos por dois anos, que podem ser renovados por igual período. Para isso eles precisam prestar contas acerca da orientação acadêmica, publicação de artigos científicos em revistas qualis e aprovação de projetos. “Queremos pesquisadores com indicadores que os coloquem como bons profissionais em todo país. A UERN tem hoje 190 doutores, 25% do quadro efetivo. Estamos aquém num comparativo com as universidades federais”, explica Pedro Fernandes.

Para o fortalecimento do programa, a UERN aguarda parceria com a Fundação de Apoio a Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN). A presidente da entidade Bernadete Cordeiro disse que há um interesse em firmar parceria. “A gente está tentando viabilizar essa parceria porque a UERN é um dos principais focos da FAPERN”, explica.

Outro objetivo é aproximar o projeto da UERN do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O professor Dr José Alzemir Costa é um bolsista da instituição e explica a importância disso: “Dá um diferencial porque é extremamente concorrido e você consegue mais financiamentos para financiamentos de projetos”.

Texto: Bruno Barreto