Mesa-redonda abre programação do Semanário de Avaliação Institucional na Uern

Na noite desta terça-feira, 20, foi realizada a abertura do Semanário de Avaliação Institucional na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A solenidade ocorreu de forma virtual, através do Google Meet, e contou com a participação de pró-reitores, assessores, diretores de unidades e representantes da comunidade acadêmica.

Ao abrir oficialmente a programação, a reitora em exercício, Fátima Raquel Rosado Morais, destacou a importância da avaliação interna e dos órgãos avaliativos externos para alinhar e otimizar as ações desenvolvidas pela Instituição. “Essa semana é um momento muito importante para entender o processo de avaliação e assim podermos continuar discutindo as ações de adequações, buscando melhorias e avançando enquanto Universidade”, declara.

A programação contou com uma mesa-redonda, com a presença dos professores Leideana Galvão Bacurau de Faria, do Conselho Estadual de Educação (CEE), Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, da Avaliação Institucional da Uern, e Wendson Dantas de Araújo Medeiros, da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Uern. A mediação foi feita pela professora Rosa Maria Rodrigues Lopes (Proeg/Uern).

Mayra Ribeiro destacou que o Semanário tem o intuito de debater sobre o verdadeiro sentido da avaliação interna, que é possibilitar um processo contínuo de monitoramento e proposições de ações para melhorar os indicadores da Universidade. “O processo de avaliação deve ser compreendido como um esforço coletivo com foco no crescimento da Instituição”, ilustra.

Dentro desse processo, o pró-reitor Wendson Dantas destacou o protagonismo dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), que tem desenvolvido um importante papel no processo de avaliação interna e externa da universidade, pensando em ações no sentido de melhorias e adequações para melhorar os indicadores dos cursos. “Os NDEs têm contribuído significativamente para o fortalecimento da cultura de avaliação contínua na Universidade”, diz.

Leideana Galvão Bacurau parabenizou a Uern pela iniciativa da realização do semanário e pelo trabalho contínuo de avaliação interna. Ela enfatizou que essa cultura de análise e adequações das ações resultou em importantes conquistas para a Instituição. “A avaliação interna contínua é responsável por importantes avanços, como o reconhecimento de cursos, o recredenciamento da Universidade, em 2018, e com resultados melhores na Instituição”, avalia.

O Semanário de Avaliação Institucional na Uern segue até 22 de outubro, através do canal da Uern no YouTube, com o tema “Avaliação Interna e Externa: Protagonismo do NDE, CPA, COSES e do CEE”. O evento tem o objetivo de viabilizar momentos sistemáticos de estudos e compreensões das avaliações interna e externa, promovendo a cultura de um processo avaliativo consciente e responsável, além de um planejamento de ações voltadas à melhoria dos resultados e do aprimoramento institucional.