Mês da Mulher: Padoca estimula arte feita por mulheres

* Texto: Lília Santana – Estagiária de Jornalismo

Um local onde ocorrem mudanças e intervenções diárias, associando elementos novos. A Padoca, um dos espaços do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DECOM/UERN), é um laboratório de Comunicação Urbana. O projeto de extensão, coordenado pelas professoras Paula Apolinário Zagui e Jéssica de Oliveira Fernandes, surgiu em abril de 2018 com o objetivo de experimentação para que os artistas pudessem se expressar.

No mês de março, também conhecido como mês da mulher, a professora Paula Zagui, uma das coordenadoras, após conversa com alunas artistas, decidiu incentivar a arte feita por mulheres, tornando o espaço, mais uma vez, ressignificado pelos discentes do curso. Para a coordenadora do projeto, as pessoas têm que estar acostumadas com o desapego: “No momento que eu tento deixar a parede estática, com o que aconteceu há 2 anos, também estão sendo inibidas novas criações ali… As pessoas devem entender que as coisas são efêmeras, principalmente a arte.”

As artistas Layara Alves e Laura Guimarães, estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, tiveram a primeira experiência com paredes grandes na Padoca. O projeto deu um grande incentivo, pois elas, até então, utilizavam escalas menores. Para Layra, essa é uma mudança importante “Isso teve um grande significado pra gente… e acredito que agora outras pessoas irão se sentir representadas no espaço, principalmente mulheres.”

O espaço é destinado a todos que querem se expressar e mostrar sua arte, estando em constante mudança. “A Padoca não tem dono, mas deve ser cuidada por todos”, concluiu Paula Zagui.