Menina de 05 anos é a primeira criança vacinada contra a Covid na Faculdade de Enfermagem da Uern

Toda sorridente, falante e destemida, Ayra Liz Alves de Paula, de 05 anos, chegou à Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) acompanhada dos pais na manhã de hoje, 17, para se vacinar contra a Covid-19. O local passa a ser sede de vacinação de crianças de 05 a 11 anos de idade com comorbidades ou deficiência e, a partir de quarta-feira, 19, ponto de imunização de crianças a partir dos 12 anos de idade.

A pequena Ayra Liz gostou de toda a ambientação montada especialmente para as crianças, mas ainda fez uma sugestão. “Aqui podia ter uma televisão para as crianças assistirem desenho e não ficar com medo da vacina”, apontou.

De imediato, a equipe formada por professores, alunos e técnicos administrativos voluntários já providenciou um projetor como mais uma atração na sala de espera, que já conta com brinquedos, bichinhos de pelúcia, folhas e lápis para desenho, entre outros. Ao final da aplicação, a menina exibiu orgulhosa seu “Certificado de Coragem”.

A mãe Lidiane Cunha, professora do curso de Ciências Sociais da Uern, ficou emocionada com o gesto e parabenizou a Instituição pela receptividade.

“A gente vê a Uern sendo esse espaço de acolhimento das crianças na pandemia. Fico muito emocionada porque minha filha teve Covid bem grave, nem tinha sido decretada a pandemia ainda, se internou duas vezes, não tinha tratamento, nem exames pra fazer. A gente sabe da aflição de ter uma criança com Covid. E aí a Uern descaracteriza o ambiente hospitalar, onde ela já tem o medo da vacina, temos aqui todos preparados para receber, um ambiente lúdico, ela nem chorou”, detalhou a docente.

A coordenadora da ação, enfermeira e técnica de nível superior, Hosana Mirelle, ressalta que o momento é muito simbólico para todos os envolvidos.

“Está sendo muito importante pra gente, principalmente por termos tido a ideia de fazer uma sala de acolhimento para as crianças, uma sala lúdica com pintura, com desenhos, com brinquedos, pra que elas possam se sentir acolhidas e tirar todo esse medo e ver a vacina como uma esperança, uma renovação pra que a gente possa juntos vencer a Covid”, destacou.

Desde o início da vacinação, a Uern esteve presente através do projeto “Uern vacina Mossoró”. No último final de semana não foi diferente. Participou ativamente da aplicação da Pfizer pediátrica nas crianças de 05 a 11 anos. Mossoró foi a primeira cidade do RN a vacinar esse público.

“A vacina chegou no dia 14 de janeiro e nesse mesmo dia nos apropriamos de todo o material científico, toda a nota técnica em todos os seus itens, promovemos um treinamento virtual com os voluntários e eles foram para o campo. E atuaram de forma muito importante, muito impactante, contribuindo com a vacinação, dando suporte às equipes de saúde e assumindo esse papel de vacinadores e registradores”, detalhou a professora Magda Fabiana, que coordena a atuação da Uern na campanha local de vacinação.

Faculdade de Enfermagem vira ponto fixo de imunização contra a Covid

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) ampliou a parceria com a Prefeitura de Mossoró e vai disponibilizar, a partir desta quarta-feira, 19, uma sala na Faculdade de Enfermagem (Faen) para a imunização do público de 12 anos ou mais. Os atendimentos serão realizados todos os dias da semana, das 8h às 13h. O espaço para receber os pequenos de 05 a 11 anos será mantido, também no mesmo horário.

O coordenador de Imunizações de Mossoró, Etevaldo de Lima, acompanhou a atividade na manhã de hoje, 17, na Faen, e convidou a população a ir se vacinar.

“A população mossoroense ou de fora que esteja passando aqui por Mossoró, independente de cidade, estado ou país, nós estamos aqui pra vacinar toda a população. Então, se temos vacina nós vamos estar ofertando, desde que esteja dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É satisfatória e gratificante demais esse parceria na qual nós estamos montando mais um ponto pra cada vez mais levar a vacinação à população”, destacou.

A diretora da Faculdade de Enfermagem, professora Érica Louise, falou sobre o empenho da comunidade acadêmica em contribuir com a vacinação.

“Enquanto profissional de saúde, enquanto acadêmicos, a gente não está poupando esforços, estamos trabalhando nos finais de semana, disponibilizando nosso espaço físico, os professores de férias, mas aqui ajudando. A gente quer muito que a população sinta que estamos de braços abertos e venha até nós pra gente vacinar o máximo de crianças e pessoas possíveis”, ressaltou.

A reitora da Uern, professora Cicília Raquel Maia Leite, acompanhou de perto a vacinação da pequena Ayra Liz e convidou os pais e mães de crianças a seguirem o mesmo exemplo da professora Lidiane Cunha.

“Fica o convite a todos os papais e a todas as mamães pra trazerem as suas crianças. Preparamos todo um ambiente voltado para esse atendimento. É mais uma oportunidade para que todos tomem a vacina e completem seu esquema vacinal. Estamos aqui sempre à disposição do nosso povo”, garantiu a reitora.

Serviço

A Faculdade de Enfermagem está localizada na Rua Desembargador Dionísio Filgueira, Nº 383, no Centro de Mossoró.