...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Medicina da UERN planeja ampliar atendimento ambulatorial

Com uma oferta de quase 20 especialidades e cerca de 300 procedimentos/mês, a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) está estudando a ampliação do serviço ambulatorial. Isso deve ocorrer com a expansão das instalações físicas e outras medidas para melhorar a assistência à população.

Uma das novidades dentro desse plano de expansão é a implantação do turno noturno. A direção da FACS juntamente com a administração da Universidade entende que o funcionamento dos ambulatórios à noite atenderia a demanda já existente e daria condições para pacientes que não podem procurar os serviços médicos durante o dia em virtude de suas ocupações. “Seria um serviço com duas vertentes: saúde e social”, observa o reitor Pedro Fernandes, destacando que além da infraestutura, a UERN quer dotar o ambulatório de condições de segurança para assegurar tranquilidade aos médicos, técnicos e pacientes. O reitor considera o serviço ambulatorial importante para a rede pública de saúde de Mossoró.

Em novembro, a FACS completa 11 anos. Apesar desse pouco tempo, ja conta no seu quadro docente com 31 especialistas, 12 mestres e 13 doutores. Atualmente com 212 alunos, já formou 05 turmas (mais de 100 Médicos/Médicas), muitos deles trabalhando em Mossoró e Região, também como preceptores do próprio curso, e outros em pós­graduação como residência médica, destacando­se em diversos serviços médicos do Brasil.

“O que se tem observado nesses anos de existência dessa faculdade, devido à inserção precoce dos nossos discentes nos diversos campos de estágios, é a qualificação paulatina desses serviços, nos âmbitos municipal e estadual, pois a presença do aluno dinamiza e humaniza o atendimento e a assistência à saúde”, pontua o professor Doutor José Edvan de Souza Júnior, Chefe do Departamento de Ciências Biomédicas (DCB) e Coordenador do Curso de Medicina da FACS. Ele lembra que além do ensino, que é de praxe um curso de graduação desenvolver, a FACS se destaca também na Pesquisa e na Extensão.

“Nós desenvolvemos diversas pesquisas no âmbito institucional, destacando­se, por exemplo, a cultura de células neurais no laboratório de neurociências, coordenada pelos professores Doutores Fausto Guzen e José Rodolfo, Diretor e Vice­Diretor da FACS, respectivamente. Além disso, as atividades de Extensão são bem avaliadas, destacando­se o teste do olhinho, coordenada pelo Professor e Pediatra Dix­Sept Rosado”, cita.

Mas, o que chama mais atenção é o serviço prestado pelo ambulatório da FACS à comunidade local e regional. Funcionando de segunda sexta-feiras, pela manhã e tarde, o atendimento ambulatórial é considerado a maior atividade de extensão na àrea da saúde. Na FACS, a população encontra especialidades que não são de fácil acesso como acupuntura, ginecologia da adolescente e cardiologia da doença de chagas.

Especialidades: São ofertadas, ainda, cardiologia geral; ginecologia-planejamento familiar, obstetrícia e pré-natal, pneumologia infantil, pediatria geral, pediatria e teste do olhinho, gastroenterologia geral, hematologia (doenças do fígado), psiquiatria, infectologia, endocrinologia, geriatria (atenção à saúde de idosos), angiologia vascular, reumatologia, ginecologia geral e dermatologia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support