MCTI ABRE SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA APOIO A PROJETOS INSTITUCIONAIS

O Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação – MCTI divulgou no dia 28/12/2011 a nova chamada do PROINFRA, aprovado pelo Comitê de Coordenação do FNDCT, e pelo CT-INFRA, a ser executado pela FINEP em 2012. Através dessa ação, o MCTI assegura, mais uma vez, a ampliação dos recursos alocados em infraestrutura nas instituições públicas de ensino e de pesquisa no Brasil, consolidando o Sistema Nacional de CT&I, integrando o território nacional.

O montante de recursos aplicados foi elevado para R$ 400 milhões, sendo que as instituições de maior porte poderão solicitar até R$ 20 milhões para seus projetos. Da mesma forma, foi elevado em 10% o valor do apoio máximo para as instituições de menor porte.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) já foi contemplada em:

• 2010 – Chamada Pública MCT/FINEP/CT-Infra-PROINFRA 02/2010 no valor de R$ 978.203,00, para fins de aquisição de equipamentos para pesquisa e pós-graduação na Instituição;
  • 2009 – Chamada Pública MCT/FINEP/CT-Infra-PROINFRA 01/2009 no valor de R$ 1.620.755,00, o que vem propiciando a construção de dois prédios, sendo um no CAMEAM, em Pau dos Ferros, para o curso de Letras e outro no Campus Central, em Mossoró, para os cursos de Física e Ciência da Computação;
  • 2008 – Chamada Pública MCT/FINEP/CT-Infra-PROINFRA 01/2008 no valor de R$ 990.494,00 para ampliação de acervo de equipamentos dos laboratórios de pesquisa vinculados aos cursos de mestrado da UERN;
  • 2005 – Chamada Pública MCT/FINEP/CT-Infra-PROINFRA 01/2005 no valor de R$ 200.000,00 para ampliar e modernizar a infraestrutura de pesquisa de cursos que apresentavam maior potencial para a criação da pós-graduação stricto sensu na UERN;
  • 2001 – Chamada Pública MCT/FINEP/CT-Infra-PROINFRA 03/2001 no valor de R$ 170.000,00 para ampliar a infraestrutura de pesquisa da UERN e ampliar o curso de mestrado em desenvolvimento e meio ambiente; criar infraestrutura para os grupos de pesquisa; ampliar e modernizar os laboratórios da FANAT.

Esta chamada pública é muito importante para a nossa instituição e seu principal objetivo é selecionar propostas para apoio financeiro à execução de projetos institucionais de implantação, modernização e recuperação de infraestrutura física de pesquisa nas Instituições Públicas de Ensino.

A PROPEG, tem intensificado esforços, ano a ano, para elaboração da proposta, inclusive buscando normatizar e sistematizar desde da concepção, elaboração, submissão e execução dos projetos. Destaca-se a criação do Comitê de Projetos de Pesquisa de âmbito institucional (criado através da Portaria No. 4841/2011 – GR/UERN para implementação e desenvolvimento dos projetos institucionais oriundos de editais de agências de fomento). Assim, a PROPEG e o Comitê de Projetos de Pesquisa tem trabalhado em conjunto com o objetivo de adotar e executar todas as providências necessárias para atendimento a esta Chamada Pública e demais chamadas públicas que seja de interesse institucional. Por se tratar de um projeto indispensável para a verticalização da UERN, é imprescindível o apoio das demais Pró-Reitorias.

Edital e mais informações:

Esclarecimentos sobre os editais abertos

(84) 33152132 ou (84) 99281851 / scr.propeg@uern.br / Profa. Dra. Cicília Raquel Maia Leite (Assessora da PROPEG).