MATEMÁTICA E FÍSICA IMPLANTAM LABORATÓRIO DE ENSINO EM ESCOLA ESTADUAL

Os cursos de Matemática e Física, da UERN, estão implantando o Laboratório de Ensino da Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia. A coordenação do projeto está convidando professores e alunos dos cursos de licenciatura para participarem desta atividade interdisciplinar. A participação do acadêmico será registrada como atividade curricular complementar.

No próximo dia 27, haverá treinamento de conteúdo para acadêmicos e estudantes da escola e no dia 28/10, realização do evento na Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia.
Veja abaixo, todo o cronograma das atividades do projeto.

PROJETO
Laboratório de Ensino e Aprendizagem: apoio pedagógico à Educação Básica

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO

13/08/2008
Credenciamento da escola: ato oficial do cadastro da escola e apreciação da programação.
Local: Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia
Horário: 16h às 17horas.

02/09 a 25/11/08
Encontro semanal da equipe gestora para organização, acompanhamento das tarefas.
Local: Laboratório de Ensino de Matemática/FANAT
Dia da semana: terça feira                             Horário: 9h às 11horas

25/09/08
Reunião na escola para consolidação da programação e distribuição de tarefas.

01/10 a 25/11/08
Treinamento de conteúdos para acadêmicos, professores e alunos da escola.

25/11/08
Reunião geral de acompanhamento

28/11/08
Evento: Implantação do laboratório de ensino e aprendizagem da Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia
Local: Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia
Horário: Matutino e Vespertino

1. ABERTURA
PALESTRA
Tema: experiência de implantação do Laboratório de Ensino de Matemática da FANAT/UERN.

2. OFICINAS PEDAGÓGICAS
SALÃO (1) – Praticando e aprendendo com o material didático manipulável
AÇAO: Demonstração de utilização do material didático.

SALÃO (2) – Praticando e aprendendo com a construção do material didático manipulável.
AÇÃO – Apresentação do tema: a importância do aproveitamento de materiais de lixo reaproveitável, em defesa do meio ambiente; Oficina: confecção de material didático, utilizando material sucata.

SALÃO (3) – O livro paradidático como recurso metodológico.
AÇÃO – Apresentação do tema: Livros paradidáticos para o ensino fundamental. Expositor de livros: exposição de livros paradidáticos. Síntese de livros: apresentação (texto, desenhos, pinturas, dramatização) de livros lidos pelos alunos da escola, levando em conta o conteúdo abordado; Dramatização: Alice no país dos números.

SALÃO (4) – Salão de jogos.
AÇÃO – Tema: jogos no ensino-aprendizagem – vantagens e desvantagens. Atividades: desenvolvimento de jogos educativos explorando os conteúdos abordados no jogo.

SALÃO (5) – Aprendendo as Ciências Naturais com a instrumentação prática
AÇÃO – Apresentação de experimentos nas áreas de física, biologia e química tendo como referência o conteúdo abordado no livro didático de ciências adotado pela escola.

3. IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DA ESCOLA ESTADUAL DR. LAVOISIER MAIA
AÇÃO: Organização do laboratório da escola.