Maratona Fotográfica anuncia trabalhos premiados

Através do olhar de estudantes, fotógrafos profissionais e amadores, o Projeto Maratona Fotográfica: Caminho das Águas de Luís Gomes a Areia Branca – “A SAGA DE UM RIO” apresenta um registro diversificado sobre o Rio Apodi-Mossoró.

O resultado da Maratona foi divulgado na noite desta quinta-feira (9), em solenidade realizada na Estação das Artes Elizeu Ventania, reunindo participantes e autoridades das cinco cidades alcançadas pelo projeto: Luís Gomes, Pau dos Ferros, Apodi, Mossoró e Areia Branca.

A solenidade foi aberta com a apresentação da Banda de Música Afro Serrano, da cidade de Luís Gomes, em seguida foi apresentado um vídeo institucional que relatou toda a trajetória da Maratona Fotográfica.

Executado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN), através da Diretoria de Educação, Cultura e Artes (DECA), o projeto contou com patrocínio do BNB/BNDES.

O Reitor Milton Marques de Medeiros enalteceu o empenho dos organizadores e dos participantes do projeto. “Esse projeto resgata a memória do nosso rio, isso por si só já bastaria. Mas além de possibilitar uma visão voltada para o nosso rio, é um trabalho com uma importante consistência educacional. Vimos depoimentos de pessoas que se aperfeiçoaram e fizeram progresso na arte da fotografia, quem sabe a Maratona servirá como semente para incentivar futuros profissionais”, afirmou o Reitor, ressaltando ainda a importância da parceria com o BNB, que financiou o projeto.

Para o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Vanderlei de Lima, a Maratona Fotográfica serviu como marco para incentivar a criação de projetos semelhantes. O gerente geral do BNB, João Cirilo, destacou a importância de projetos como esses e relembrou os patrocínios concedidos para projetos culturais. “O Banco sente-se lisonjeado, o BNB deve continuar apoiando projetos como esse”, afirmou. O secretário de Comunicação, Julierme Torres, na solenidade representando a prefeita Claudia Regina, falou sobre a importância do projeto e ressaltou o compromisso das prefeituras para políticas de despoluição do Rio Apodi-Mossoró.

VENCEDORES:

Profissional