...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Malware brasileiro tenta vender licença falsa do Windows

Um novo software malicioso desenvolvido no Brasil “sequestra” o navegador da vítima e exibe uma notificação de software pirata. O malware, então, tenta induzir o usuário a comprar uma licença do Windows original por R$19,90. Caso a pessoa caia na história, ao invés de obter o software, vai enviar seus dados para cibercriminosos clonarem seu cartão de crédito.

Conforme a Linha Defensiva, o código malicioso, uma vez instalado no sistema, impede o uso dos navegadores Chrome e Firefox. O uso só é liberado quando o usuário insere os seus dados pessoais. 

O site ressalta que o malware ainda possui baixa taxa de detecção pelos antivírus e que a notificação exibida é totalmente falsa, com o único intuito de capturar os dados de cartão de crédito.

Tela do malware solicitando dados do usuário

O golpe no qual a praga bloqueia determinados recursos no sistema e exige um pagamento para liberá-los, é chamado de ransomware. A Linha Defensiva, no entanto, não considera o novo malware como um representante legítimo dessa categoria, já que o pagamento não é necessário para retomar o funcionamento normal dos softwares. Na verdade, a cobrança é apenas um pretexto para que a vítima forneça seus dados do cartão de crédito.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support