Mais de 50 candidatos fazem provas com atendimento especial

A última edição do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) conta com 55 candidatos que pediram atendimento especial para fazer as provas. O serviço está sendo garantido pela Diretoria de Apoio à Inclusão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN).

Dos 55 candidatos, 29 estão fazendo provas para vagas no Campus Central, em Mossoró. São pessoas com necessidades especiais auditivas, visuais, motoras e físicas.

O diretor da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), professor Egberto Mesquita, esclarece que nem todos os concorrentes ao sistema de cota para pessoas com deficiência, que reserva 5% das vagas na UERN, solicitaram atendimento especial.

No PSV 2015, 87 candidatos (18 tentam vaga em medicina) estão enquadrados nas cotas para pessoas com deficiência. Eles disputam 69 vagas no total.

O professor Egberto Mesquita acrescenta que as vagas que sobrarem serão inclusas no sistema de ampla concorrência. “Os cotistas disputam entre si. Se não tiver outro concorrente num determinado curso ele precisa apenas não zerar as provas”, explica.

A diretora de apoio à inclusão profa Dra Ana Lúcia Aguiar destaca a satisfação de garantir condições de igualdade para os alunos fazerem as provas. “Em 2014 estamos no último acesso à UERN na modalidade PSV e a DAIN se sente muito gratificada vendo as experiências exitosas com alunos tentando chegar a academia com a gente dando garantias para dar igualdade de condições a eles”, frisa.

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto destaca a importância do trabalho da DAIN como forma de garantir igualdade de condições nas provas. “Estamos indo além da inclusão. Estamos colocando todos os candidatos em igualdade de condições”, frisou.

Foi exatamente esse o sentimento de Andreza Silva, deficiente visual, que tenta uma vaga no curso de medicina. “É muito bom o que está sendo feito aqui. A gente que tem uma dificuldade consegue se nivelar com quem não tem. O trabalho da UERN é muito bom nesse sentido. Consegui apoio desde a inscrição até o dia da prova”, frisou.