Livro organizado por professora da Uern é lançado em versão digital

A professora Márcia Regina Farias da Silva, do Departamento de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), é uma das organizadoras do ebook “Quintais Agroecológicos – tradição, cultivo, conhecimento”, que acaba de ser lançado pela editora Livraria da Física, de São Paulo.

Tendo também como organizador o professor Carlos Aldemir Farias da Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA), o material digital pode ser baixado gratuitamente AQUI. Em breve, será lançada a versão impressa da obra.

A coletânea de artigos são, na maioria, fruto de pesquisas realizadas por meio do edital: CNPq/MDS-SESAN Nº. 027/2012, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que financiou o projeto “Práticas educativas e formação de multiplicadores, com vista ao fortalecimento da segurança alimentar e nutricional”.

Resumo

Desde o período Neolítico a espécie humana vem operando sucessivas metamorfoses no seu modo de viver. Com o surgimento do fogo e da agricultura, deixamos de ser nômades para nos tornar sedentários. Agora fixados a um território, passamos a nos ocupar do cultivo de plantas diversas e da domesticação dos animais. A constituição da vida coletiva e social teve grande impulso com a construção de moradias mais permanentes. Os espaços a céu aberto e ligados às habitações deram origem ao trabalho de cultivo da terra. A semente se tornou o símbolo do ciclo da vida, pois a planta que morria era enterrada e sua semente renascia. Este livro trata, em especial, da tradição milenar do cultivo de alimentos em quintais sustentáveis, prática que vem sendo aos poucos deixada de lado em razão do modelo imposto pela globalização, que alterou hábitos alimentares com o consumo de víveres e vegetais industrializados. Fruto de uma macropesquisa financiada pelo CNPq e desenvolvida em parceria com Universidades e Institutos Federais de quatro regiões geográficas do Brasil, os dez ensaios aqui reunidos abrangem as ciências agrárias, ambientais, sociais e humanas; discutem práticas de uso, conservação e cultivo dos quintais produtivos, nomeadamente em regiões semiáridas; compartilha reflexões teóricas acerca da agricultura familiar, práticas agroecológicas, políticas públicas, soberania e segurança alimentar, além de conhecimentos da tradição.