Livro de ex-aluno da UERN em sessão de lançamentos da SBPjor 10 anos, na UnB

O livro “Infografia Interativa na Redação”, de William Robson Cordeiro, ex-aluno do Curso de Jornalismo, do Departamento de Comunicação Social (Decom), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), integrou a Sessão de Lançamentos da SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 10 anos, na FAC/UnB, que aconteceu no dia 08 de novembro, na Universidade de Brasília. A obra teve uma resenha escrita pelo professor e pesquisador em comunicação, Sebastião Guilherme Albano, onde o autor ressalta a importância de uma obra desse tema, uma vez que há uma grande escassez de publicações sobre o assunto.

Segundo o professor “Em face da ausência de bibliografia no Brasil acerca do tema, William Robson foi pesquisar na Europa e lá, especialmente na Galícia, encontrou uma parte importante da literatura selecionada, em um ato heróico de construção do seu arcabouço. Esse déficit nacional, segundo sugere, repercute na qualidade e na quantidade de infográficos realizados pelos jornais e um dos argumentos para esse baixo desempenho é a carência de profissionais, facilmente explicado em um país em que o letramento digital ainda é incipiente. Não obstante esse obstáculo, William Robson não tece críticas e se concentra na função do infográfico para a valorização da notícia, uma vez que considera o gênero uma nova maneira de validar o fato jornalístico e, conforme ele gosta de pontuar, construir a realidade jornalística.”

Conforme afirma o professor Sebastião Guilherme Albano, lendo o livro, “o leitor logo ativa sua habilidade axiomática para vincular, a partir dos sinais que William Robson disponibiliza, a brecha digital no Brasil com o fraco desempenho das políticas nacionais para distribuir as benessses que a economia brasileira gera. Ou ainda, para perceber que os conteúdos e as formas dos infográficos revelam-se mais próximos de certos interesses privados do que públicos. Para estabelecer o liame entre o desprezo por essa ferramenta jornalística e a meia dúzia de segmentos sociais representados pelos grupos de imprensa no país e seus veículos. São correspondências que William Robson tangencia mediante uma análise quantitativa afinada, isto é, que ele insinua, mas não diz. Essa parece a melhor maneira de se erigir um argumento.”

A obra do jornalista William Robson Cordeiro, “Infografia Interativa na Redação”, foi resultado da dissertação do mestrado em Estudos da Mídia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O livro ainda não está disponível nas livrarias de Mossoró, mas poderá ser adquirido através do e-mail: williamrobson@folha.com.br. Em Natal, está disponível na Cooperativa Cultural Universitária, no Campus da UFRN.