Licenciatura em Ciências Biológicas reúne estudantes para troca de experiências e discute inclusão

O Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou nos dias 20 e 21 de fevereiro o IX Encontro de Práticas Educativas do curso de Ciências Biológicas. De acordo com a coordenadora do evento, Profa. Ismênia Gurgel Martins, o evento é um momento de socialização com o objetivo de integrar teoria e prática. Ela explica que cada disciplina possui 10 horas de componentes práticos realizados em espaços formais ou não formais e essas experiências são socializadas nos encontros de práticas educativas.

Para enriquecer o encontro, a Professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Diretora do DAIN (Diretoria de Apoio à Inclusão), foi convidada para proferir a palestra de abertura: “A importância do licenciado saber lidar com alunos portadores de necessidades especiais”. Segundo a chefe do Departamento de Ciências Biológicas da UERN, Profa. Ana Cláudia Albuquerque, o tema da inclusão foi escolhido porque é preciso preparar o egresso para trabalhar com pessoas com necessidades especiais. Segundo ela, outros temas já foram debatidos durante esses encontros, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A diretora do DAIN, Profa. Ana Lúcia Aguiar, ressaltou a importância da discussão com os estudantes da licenciatura. “Ficamos felizes, pois essa preocupação em discutir inclusão é extremamente relevante. A DAIN está investindo na interação com todas as faculdades. Nosso papel é garantir a inclusão de todos”, ressaltou.

Para a estudante do 6º Período do curso de Ciências Biológicas, Jamillys Silva de França, as práticas educativas são essenciais para o aluno da licenciatura. “A partir dessas práticas temos a oportunidade de aprender métodos e jogos que poderemos aplicar nas escolas. Tudo isso a partir da partilha das experiências que acontece aqui”, afirmou a estudante.