Lei que introduziu estudo da Cultura Afro-brasileira será tema de evento

A Lei Federal N° 10.639/2003 que garantiu a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-brasileira no currículo oficial da Rede de Ensino completou dez anos de sua promulgação e para comemorar, será tema do V Colóquio sobre Questões Étnicas no Nordeste Brasileiro, que acontecerá de 19 a 22 de novembro de 2013, no Campus Central da UERN – Mossoró/RN.

O evento é uma iniciativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFIC); Departamento de Ciências Sociais e Políticas (DCSP); Núcleo de Estudos Afro-brasileira (NEAB); e Grupo de Estudos Culturais da UERN (GRUESC). O público-alvo do V Colóquio, são os alunos de graduação, professores da rede pública de ensino e professores da própria universidade.

A conferência de abertura acontecerá às 19 horas no auditório da FAFIC e terá como expositor o Prof. Dr. Luis Assunção, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo o tema: “Educação, Território e Identidade Quilombola”. Na tarde do dia 20 (quarta-feira) às 17 horas, acontecerá a programação religiosa “Louvação a Baobá” na Praça do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, que terá a participação de membros de terreiros e movimento negro de Mossoró, Natal, Areia Branca e região.

Na manhã da quinta-feira (21), o evento prossegue com o Mini Curso “Kirikou e a Feiticeira: Uma Proposta de Reflexão do Filme com Base na Lei 10.639” e a tarde (às 14 horas) com a Oficina “Patrimônio e Memória dos Negros no Rio Grande do Norte”. No turno noturno (19 horas): Mesa Redonda: “Quilombos e Terreiros: Lutas e Reivindicações Afro-Brasileiras no Rio Grande do Norte”.

Na sexta-feira (22), às 8 horas, acontece a Oficina “Dança e Performance nas Religiões Afro-Brasileiras”. Na parte da tarde acontecerão as apresentações dos trabalhos selecionados e no encerramento à noite, a conferência será sobre o tema do evento: “10 Anos da Lei 10. 639: Avanços e Perspectivas”, que será proferida pelo Prof. Dr. Henrique Cunha Júnior da Universidade Federal do Ceará (UFC).