Lançamento de livro marca aula inaugural do Mestrado em Filosofia de Caicó

O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) teve sua aula inaugural na última sexta-feira (7), em Caicó. A aula foi ministrada pelo Prof. Dr. Junot Conélio Matos, com o tema “A Reforma do Ensino Médio e as perspectivas para o Ensino de Filosofia na Educação Básica”.

O Mestrado Profissional em Filosofia é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de Filosofia do ensino fundamental e médio, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional.

O pró-reitor de Pós-graduação da UERN, João Maria Soares, além do Mestrado Profissional em Filosofia, pelo menos outras três propostas de mestrado estão sendo gestadas no Campus de Caicó, nas áreas de História, Educação e Saúde.

“O Campus de Caicó vive um momento muito especial com a criação do Mestrado em Filosofia e com a possibilidade de novos cursos, pois a continuidade dos estudos dos nossos egressos ficava comprometida. No PROF-FILO, a grande maioria dos alunos são egresos da UERN, do Campus de Caicó. É uma alegria muito grande recebê-los de volta”, afirmou o diretor do Campus de Caicó, Prof. Álvaro Lima.

Razão e Transcendência – Antes da aula inaugural, aconteceu o lançamento da obra “Razão e Transcendência – “, escrito por Markus Filgueira da Silva, Lourival Bezerra da Costa Júnior, José Eudo Bezerra, José Teixeira Neto, José Francisco das Chagas Souza, Lindoaldo Campos, Fernanda Machado de Bulhões, Galileu Galilei de Souza, Flávio Carvalho, Benjamim de Góis Filho, Ivanaldo Santos e Francisco de Assis Costa e coordenado pelos professores Lindoaldo Campos e Benjamim Góis, com o selo das Edições UERN.

Segundo os autores, as noções de razão e transcendência, antes interdependem e complementam-se como perspectivas que concernem ao conhecimento e à conduta humana em sua totalidade.

O livro é um registro de variadas reflexões em torno de alguns de seus mais relevantes aspectos – racionalidade, cientificidade, imanência, espiritualidade, mística, religiosidade e secularização. O propósito maior é estimular a reflexão e o debate críticos a seu respeito, sob o viés da multiversalidade e da dialogicidade, sem perder de vista o caráter universal do ser humano.

lancamentolivro

O vice-reitor da UERN, Prof. Aldo Gondim, falou sobre a importância do cursos de mestrado em Caicó e da alegria com o lançamento de mais uma obra com o selo Edições UERN. “O lançamento de um livro é sempre um momento de extrema felicidade para nós, que fazemos a UERN. Estamos muito felizes em lançar uma obra com o selo Edições UERN. Sabemos do esforço de tantas pessoas para que este momento fosse possível. Parabéns aos autores, aos coordenadores, ao Campus de Caicó, às Edições UERN, a todos que fizeram este momento possível”.