Lançado projeto ‘Prática Jurídica nos Bairros’

Na manhã desta segunda-feira, 12 de novembro, foi apresentado o projeto “Prática Jurídica nos Bairros” realizado pelo Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN).

O Reitor Pedro Fernandes destacou a importância da iniciativa no sentido de atender a uma demanda social e colocar os alunos para aprenderem na prática. “A gente tem definido a UERN como uma instituição de ensino superior que tem como objetivo de formar bons profissionais para o mercado de trabalho. Mas não adianta fazer esse trabalho sem prestar um serviço para a sociedade cumprindo os três pilares do ensino, da pesquisa e da extensão. Estamos atendendo ao aluno que aprende na prática e ao cidadão carente que não tem acesso a um advogado”, destacou.

O Reitor destacou a ideia do Núcleo de Prática Jurídica da UERN para os bairros. “A professora Karoline teve uma ideia brilhante ao levar esse serviço à comunidade e depois teve uma outra ideia brilhante ao trazer as escolas para essa parceria. Desejamos que seja um trabalho duradouro”, frisou.

A coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, professora Ana Karoline Cabral, disse que o objetivo do novo serviço é atender ao cidadão que tem dificuldade de deslocamento. “A gente fica de mãos atadas porque não temos como atender a todo mundo. Isso é uma coisa que me dói. Fazemos esse trabalho para melhorar a vida das pessoas”, destacou.

O objetivo da “Prática Jurídica nos Bairros” é levar atendimento ao cidadão nas comunidades contando com o apoio das escolas. “Queremos que os diretores levantem demandas dos alunos. Temos casos de crianças que só tem os nomes das mães no registro por exemplo”, frisou Karoline.

O diretor da Escola Municipal Genildo Miranda, localizada na comunidade rural de Alagoinha, Luciano Ricardo, elogiou a iniciativa. “É uma ideia muito boa porque atende as comunidades rurais que muitas vezes não tem como ter acesso à Justiça. É uma ideia ótima”, acrescentou.