Laboratório Interdisciplinar auxiliará a Formação de Educadores

Através da captação de recursos externos, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG/UERN) vem executando projetos e programas que se voltam para a formação do professor da rede básica, atendendo um dos focos do Ministério da Educação (MEC). A professora Inessa Linhares, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, fala sobre esse avanço: “A UERN vem participando, principalmente a partir de 2011, desses editais e, através deles, desenvolve importantes programas como o PIBID, PARFOR e Prodocência”, pontuou Inessa.

Um dos projetos aprovado recentemente foi o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educador (LIFE), conquistado através de edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), aprovado em outubro de 2013.

Com caráter interdisciplinar, o LIFE é construído por vários departamentos da Universidade. Estão diretamente envolvidos os Campi de Mossoró, Assu e Pau dos Ferros. “O LIFE tem a finalidade de fomentar a melhoria da qualidade da formação dos professores/licenciandos/educadores com vista a incentivar a inovação de práticas pedagógicas, elaboração de materiais didáticos de caráter indisciplinar, uso de tecnologia da informação e comunicação – TIC’s”, explica o professor Josailton Mendonça, coordenador do projeto.

O projeto é voltado para as licenciaturas, envolve alunos da graduação e dialoga com alunos da pós-graduação e alunos dos programas formativos. Serão alocados para o Laboratório recursos na ordem de R$ 365 mil. Os equipamentos adquiridos a partir desse edital também atendem aos requisitos de inclusão, beneficiando diretamente a Diretoria de Apoio a Inclusão (DAIN).

O LIFE tem até 15 de março de 2015 para estar em pleno funcionamento. O laboratório será implantado em três espaços da Faculdade de Educação (FE), um destinado a um mini-auditório, com recursos multimídia; e duas salas destinadas às atividades dos projetos.

O professor Josailton Mendonça acrescenta que existe uma equipe consultiva de professores-coordenadores dos vários projetos de formação de professores, a coordenação central é da gestão administrativa e gestão pedagógica. “A Gestão Administrativa encontra-se com a PROEG, sou o responsável, respondo diretamente pelo LIFE junto à CAPES. A Gestão Pedagógica está com a profa. Maria Auxiliadora, Diretora da Faculdade de Educação, que oferece todo o suporte para a instalação do laboratório em seus espaços”, declara Josailton.

Como resultado de discussões e decisões da comissão consultiva, o LIFE funcionará também de modo itinerante, à medida que os projetos envolvidos necessitarem do suporte para as suas atividades nos Campi. “Obviamente o cotidiano do laboratório envolverá ações de controle, gestão dos equipamentos e atividades, visitas das escolas públicas dos alunos do PIBID, PET, etc., promoção de eventos como seminários e fóruns. Deverá haver um regimento para orientar o funcionamento do laboratório”, ressalta Josailton.

A ideia é que o laboratório favoreça a formação dos educadores promovendo a familiaridade com o uso de tecnologias educacionais de última geração, sobretudo os educadores da rede básica, que terão acesso ao LIFE/UERN através de Programas como o PIBID, o PARFOR e o NEAD (Núcleo de Ensino a Distância).

Pacto Nacional – A UERN está atuando junto ao Pacto Nacional pela Melhoria do Ensino Médio. Com supervisão do assessor da PROEG, Prof. Josailton Mendonça, a Universidade acompanha as Dired’s de Mossoró e Pau dos Ferros que estão desenvolvendo esses trabalhos. O objetivo é acompanhar o trabalho dos formadores na perspectiva da qualidade do ensino médio.