Laboratório de Aprendizagem Robótica do Departamento de Ciência da Computação se destaca no cenário nacional

O Laboratório de Aprendizagem Robótica do Departamento de Ciência da Computação do Campus de Natal representou a UERN na Competição Brasileira de Robótica (CBR), um evento que tem como objetivos divulgar a robótica para a sociedade, contribuir com os avanços da robótica, da tecnologia e da educação, além de promover o progresso e divulgar a aplicação da robótica em áreas distintas. É um evento destinado aos alunos da graduação e pós-graduação.

A 11ª edição do evento ocorreu em Fortaleza/CE, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) de 16 a 20 de outubro, e foi a maior até o momento, com a participação de 101 equipes, divididas em 17 categorias.

A equipe do L.A.R, a UERNRobotics, participou com os alunos Alex Aquino dos Santos, Lucas Vieira Chacon e Moaberdã Gomes, na categoria IEEE Standard Educational Kit (SEK). Essa categoria foi a maior do evento, com 15 equipes no total, dentre as quais, os alunos do L.A.R conquistaram o 4° lugar.

Paralelamente à CBR, ocorreu a 3ª Mostra Nacional de Robótica (MNR), que é um evento promovido pelo CNPq/MCTi/MEC/SEB/CAPES e apoiado conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Sociedade Brasileira de Automática (SBA). A MNR visa com o desenvolvimento científico e tecnológico do país através da exposição e divulgação de trabalhos na área de robótica. O trabalho do aluno Alex Aquino, intitulado Keoma Open Dog Robot, uma alternativa de baixo custo para robótica educacional, foi avaliado com a nota máxima.

O L.A.R funciona sob a coordenação do Prof. Dr. Anderson Abner de Santana Souza e da Profa. Dra. Rosiery da Silva Maia, com colaboração de professores e pesquisadores da UFERSA, UFPI e UFRN, e atua nas áreas de robótica, visão computacional e aprendizagem de máquina.

O Laboratório também conta com o aluno de mestrado Jurasildo Oliveira Reinaldo e com os alunos de Graduação (iniciação científica) Carlos Eduardo da Silva Morais, José Renato de Araújo Souto e Matheus Azevedo da Silva, para o desenvolvimento de projetos, como os que estão em andamento: SMARTBOTS – Desenvolvimento de um Sistema Multi-CellBots Inteligentes, NAVAU X80 – Desenvolvimento de um Sistema de Navegação Autônoma para o Robô Móvel X80, Especificação de um Modelo de Desenvolvimento Intelectual para Sistemas Multirrobôs, e Influe^ncia dos Processos de Aprendizagem de Indivi´duos sobre a Cooperação Robótica