...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Julho das Pretas: Uern promove a palestra “Mulheres Negras no Poder”

O Núcleo de Estudos da Mulher Simone de Beauvoir (Nem), vinculado à Faculdade de Serviço Social da Uern, promove nesta quarta-feira, 27, a mesa-redonda “Mulheres Negras no Poder: Participação política, ocupação dos espaços públicos e a construção do bem viver”. O evento ocorre às 16h, no auditório da Fasso.

A ação faz parte de um conjunto de atividades realizadas durante todo o mês de julho, em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Intitulado “Julho das Pretas”, o evento teve início no dia 13, quando foi realizada uma oficina formativa sobre o racismo. No dia 25 aconteceu a segunda atividade, durante a qual os corredores da Fasso estiveram repletos de história com a exposição “Mulheres negras no poder, construindo bem viver”.

Para a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Eliane Anselmo, essa data é um momento de pensar ações conjuntas voltadas para o fortalecimento de políticas que reforcem o protagonismo das mulheres negras.

“É um momento dedicado a refletir temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça. A Uern reafirma seu compromisso com essa pauta, com seu propósito de uma universidade inclusiva, includente e afro-referenciada”, pontua.

A programação ocorre até o fim da semana. Confira:

27 de Julho, às 16h, no Auditório da Fasso: Mesa-redonda “Mulheres Negras no Poder: Participação política, ocupação dos espaços públicos e a construção do bem viver”.

28 de Julho, às 20h, no Auditório da Fafic: “Roda de consciência”.

O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha surgiu em 25 de julho de 1992, quando ocorreu o primeiro encontro de mulheres negras, da américa latina e do caribe para discutir a respeito das desigualdades sociais vividas por essas mulheres. A data também celebra o Dia Nacional de Tereza de Benguela, símbolo de luta para o movimento negro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support