Jovens Cientistas de Apodi recebem prêmio em Feira de Ciências na USP

A pesquisa Uso de Cera de Abelha no Revestimento de Frutos, realizada por alunos do ensino médio da cidade de Apodi, foi classificada em primeiro lugar nas categorias Empreendedorismo e Ciências Agrárias, durante a 11ª. Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada na USP, na semana passada.

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos, do ensino médio, Antonio Torres Geracino, Francisco Jociel Fernandes e Huguenberg de Oliveira Santos, sob a orientação da professora Antônia Gidélia da Costa Oliveira, da Escola Estadual Professora Zenilda Gama, em Apodi. A equipe também foi convidada para publicar a pesquisa na revista Inciência e para apresentá-la na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia.

Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, ocorrido em 2012, os estudantes conseguiram comprovar que o uso da cera de abelha como revestimento proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos pós colheita. Este ano, para representar o Rio Grande do Norte, na 11ª. Febrace, foram expostos nove trabalhos. Do total, oito fazem parte do Ciências para Todos no Semiárido Potiguar, um programa de extensão Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte.

Fonte: Cristina Pavarini/ Assessora de Imprensa do Ciência para Todos – Semiárido Potiguar