...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Jovens atores e atrizes pela primeira vez em um palco de teatro

O encantamento proporcionado por uma peça de teatro não contagia apenas quem está na plateia. Por trás das cortinas, onde o grande público não vê, há um misto de sentimentos tomando de conta daqueles que vão subir ao palco, especialmente para aqueles que nunca entraram nesse ambiente artístico. Esse é o caso de vários meninos e meninas que vão participar, pela primeira vez, do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern), entre os dias 17 e 21 de outubro.

Nos bastidores do grupo teatral Imaginarte, da Escola Municipal Padre José Luiz, da cidade de Pendências, a ansiedade domina os jovens com idades variando entre 12 e 15 anos. Nenhum deles entrou num teatro de verdade. A estreia nesse ambiente artístico será no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, com o espetáculo “O sertão por Patativa”.

“A experiência de apresentar pela primeira vez para um grande público vai ser muito boa. Estou muito ansiosa e espero que ocorra tudo bem”, conta a jovem atriz Maria Rita, de 13 anos.

Carlos Daniel, da mesma idade da colega, no período de pré-estreia, aproveitou para aprender novas técnicas de dança e de expressão. “A minha expectativa de ir pela primeira vez a um teatro é boa, quero ir mais vezes”, disse.

O diretor artístico do grupo, o professor Júnior Senna, já participou de outras edições do Festuern como aluno. Agora, na 16ª edição do Festival, o desafio é fazer seus pupilos, mesmo inexperientes, brilharem no palco.

“Eles estavam apreensivos, nervosos e com medo de se apresentar, mas com as oficinas na escola, a montagem dos textos, do cenário e dos próprios personagens eles foram se acalmando. Estão super ansiosos para apresentar e conhecer a caixa que se chama teatro, subir no palco e conhecer a fantasia que ele traz”, revelou.

Para Hallyson Dantas, diretor do Festuern, a importância do Festival consiste em vários aspectos, seja na oportunidade em despertar o viés artístico adormecido em muitas crianças, seja na interação proporcionada socialmente ou no fomento à criação de grupos teatrais.

“Nós temos grupos que existem desde quando começou o Festuern, em 2003, que estão em atividade. Nós temos alunos que saíram do Festuern para cursar graduação em teatro, graduação em dança e outras atividades profissionais na área de artes. Além disso, a ideia do Festuern estar presente na escola não é tão somente a produção do espetáculo, mas é fomentar a continuidade e a manutenção desses grupos dentro do contexto escolar, para que não somente durante o Festival, mas também depois possam criar outros espetáculos, façam outras montagens pra mostrar à comunidade e sigam na carreira artística”, enumera.

As escolas públicas e grupos teatrais selecionados para se apresentar neste ano participaram, nas últimas semanas, das oficinas de dramaturgia, improviso, alongamento corporal e formação pedagógica ofertadas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) durante a fase preparatória.

Todos os anos é escolhido um tema a ser trabalhado como referencial para o desenvolvimento de todo o processo artístico e pedagógico, o qual é abordado nos espetáculos que participam do Festival. Para esta edição, será retratado o “Semiárido em prosa e poesia”.

A abertura oficial será realizada na próxima segunda-feira, a partir das 8h30, e o encerramento, com as premiações, acontece na sexta-feira, 21, às 15h30. Entre esses dois dias, haverá espetáculos manhã e tarde. A entrada é gratuita.

No site festuern.uern.br, é possível conferir a programação detalhada e outras informações do evento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support