Jornalistas são apresentados a projeto vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária

Propor alternativas de renda através do aproveitamento de frutas na comunidade do Córrego, zona rural de Apodi. Foi com esse objetivo que surgiu o projeto “O uso da tecnologia de extração a vapor para produção de sucos das frutas produzidas no sítio Córrego em Apodi/RN”. A partir daí, as cajaranas, goiabas e os pseudofrutos do caju produzidos nos quintais das famílias da comunidade passassem a não mais serem desperdiçados, mas a produzirem produtos de qualidade, gerando renda para aquelas famílias.

Na metodologia são utilizadas capacitações e aplicação de uma tecnologia de extração de sucos de frutas. O coordenador do projeto, professor Vinícius de Sá explica que esse processo garante a qualidade do produto e reduz os custos da produção. “Professores e alunos dos cursos de administração, economia, gestão ambiental, biologia e química da UERN atuam nesse projeto na capacitação da comunidade, ao mesmo tempo que nossos parceiros, a Embrapa e Sebrae realizam a qualificação no processamento dos frutos. Nesta etapa do projeto estamos realizando testes dos produtos que serão comercializados e testes de qualidade nos produtos”, afirmou o professor, lembrando que as sobras do processo são utilizadas para a produção de bolos, doces, geleias e biscoitos, além de ração animal.

O projeto foi o vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária, edição 2013. A partir daí, novas tecnologias foram implantadas para a consolidação dos sucos e doces. O prédio que acolhe o projeto será reformado e a expectativa é de que o produto consiga o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a comercialização dos produtos. Na última terça-feira (16), o reitor da UERN, professor Pedro Fernandes, conduziu, junto com sua equipe de auxiliares, a imprensa de Mossoró para conhecer o projeto e seus produtos no Sítio Córrego. O reitor destacou a importância de apresentar os projetos desenvolvidos pela UERN para que o público em geral possa ter conhecimento da produção científica da Universidade, e seu papel social, de modificar a realidade das comunidades onde está inserida.

Durante a visita, o reitor entregou os certificado às 41 pessoas da comunidade que participaram da capacitação para atuar no projeto. O reitor ressaltou a importância do projeto. “Estamos celebrando a entrega de certificados a pessoas dessa comunidade de um projeto que gera riquezas a partir do que era desperdiçado. É a aproximação da universidade nas comunidades, sem dúvidas um momento marcante para a institução, para a nossa gestão, que tem buscado aumentar os laços entre a Universidade e as comunidades”, afirmou o reitor.

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro também falou sobre a importância do projeto e da Universidade para o desenvolvimento da região. “Esse é o caminho, é conhecimento desenvolvendo pesquisas, interagindo com a comunidade. Essa região tem um socioativismo muito forte, então o caminho é esse. O caminho para avançar e melhorar a qualidade de vida e dar dignidade ao homem do campo é dar condições para que ele possa permanecer no campo e tirar o seu sustento. Está de parabéns a Universidade, o banco Santander, a comunidade e demais parceiros”, afirmou o prefeito.

A visita ao projeto faz parte das comemorações dos 46 anos da UERN, que será celebrado no próximo dia 28, às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, com a Assembleia Universitária. Na próxima terça-feira (23), será apresentado à imprensa um outro projeto da Universidade, o projeto Cetáceos da Costa Branca, desenvolvido em Areia Branca. Na oportunidade, serão apresentados os resultados do estudo realizado com as “falsas orcas” encalhadas em setembro do ano passado, na praia de Upanema.

Campus de Apodi – Os jornalistas também foram conhecer o terreno onde será construído o Campus de Apodi. O reitor anunciou o resultado da licitação, ocorrida na última segunda-feira (15), que teve como vencedora a empresa Antártida Construções. A obra está orçada em R$ 4.336.000,91. Serão 4.763 metros quadrados que abrigarão 30 salas de aula, espaço para a biblioteca, bloco de laboratórios, área de convivência e setor administrativo.

A cidade já conta com um núcleo avançado da UERN e graças à mobilização da comunidade de Apodi junto ao poder público e da sociedade ganhará um Campus Avançado. O reitor Pedro Fernandes sugeriu que o Campus de Apodi seja temático, com cursos voltados para as riquezas da região, como engenharia de alimentos, engenharia de produção, engenharia de mineração, gestão ambiental, entre outros. A discussão sobre O reitor ainda sugeriu que o Campus receba o nome de Brenna Sonária Noronha de Alencar, estudante de Apodi vítima de acidente fatal em frente ao Campus Central, nesta terça-feira (16). “Brenna acordava cedo todos os dias, como centenas de outros estudantes, para enfrentar todas as adversidades e fazer seu curso de pedagogia. Não podemos esquecer dessa guerreira que tinha todo um futuro pela frente e uma tragédia interrompeu”, afirmou o reitor.