Intervenção chama atenção para o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher

No Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher, 25 de novembro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou, dentro da programação da Semana pela Vida das Mulheres, uma intervenção artística em espaço público para chamar a atenção sobre o tema.

A intervenção aconteceu na Praça do Pax, no Centro de Mossoró. “Os passos interrompidos pelo feminicídio” expôs calçados femininos ao lado de papéis com prints de notícias sobre crimes contra as mulheres.

“Por que os calçados sem mulheres? Justamente porque cada uma delas, aqui do Rio Grande do Norte, foi assassinada, tiveram seus passos, seus caminhos, suas vidas interrompidas pelo feminicídio. É uma atividade que causa um certo choque, mas a gente precisa chamar a atenção das pessoas, porque a violência está muito naturalizada, fazendo com que a gente esqueça ou não dê importância a quem era aquela mulher assassinada, o que ela fazia, onde morava, com o que trabalhava, por quem foi morta. São questões pra gente refletir”, explicou a professora Suamy Soares, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher (NEM) Simone de Beauvoir.

Nos últimos dias, a Uern e instituições parceiras realizaram o espetáculo Mulheres à vista (Cia Bagana de Teatro) na praça do bairro Pintos e no Centro de Convivência da Uern Mossoró e realizaram o Encontro da Rede de Atendimento à mulher em situação de violência (Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher).

Intervenção será realizada em outros locais (Foto: Bruno Soares)

Para finalizar a programação da Semana pela Vida das Mulheres, serão realizados a mesa-redonda “O papel das Universidades no enfrentamento às violências contra as mulheres com as professoras Dra. Fernanda Marques de Queiroz (Nem/Uern) e Dra. Ilidiana Diniz (Levante contra o Feminicídio no RN/Ufersa) no dia 01º de dezembro, de forma on-line, um Sarau pela vida das mulheres no Campus Mossoró e, nos dias 08 e 09 de dezembro, uma capacitação com os vigilantes da Uern sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento a violência contra as mulheres.

Participam da organização da Semana a Cia Bagana de Teatro, o Diretório Central dos e das Estudantes da Uern (DCE), o Nem, o Motim Feminista, o Movimento de Mulheres Campesinas (MMC), a Ouvidoria da Uern, a Comissão Permanente de Enfrentamento às Violências Contra as Mulheres e a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad).