Intercom Nordeste marca dez anos do curso de Comunicação Social da UERN

Um marco para os dez anos de criação do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), assim pode ser visto o Intercom Nordeste. Um dos maiores eventos da área de Comunicação do país começa amanhã (12) na UERN e se estende até a próxima sexta-feira (14). São mais de mil participantes inscritos no evento que traz como tema “Comunicação em tempos de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades”.

O evento começa com o credenciamento às 8h no Departamento de Comunicação (DECOM). Às 9h30 o primeiro evento: uma mesa redona sobre os 50 anos do ensino de comunicação no Brasil, a ser realizada no Ginásio Deputado Vingt Rosado no Campus Central. A abertura oficial do evento será às 19h, no mesmo ginásio. Na oportunidade será realizada uma homenagem a um dos maiores pesquisadores em comunicação do Brasil, José Marques de Melo.

Para o professor Esdras Marchezan a organização do Intercom é um grande desafio para o DECOM. “Estamos realizando o maior evento de comunicação do Nordeste para celebrar os dez anos do curso”, acrescenta o professor que avisou que após o evento começam os preparativos para celebrar a passagem.

O chefe do Departamento de Comunicação Social, Prof. Fabiano Morais, acrescenta que a experiência de organizar o Intercom é um misto de superação de dificuldade e inovações. “Conseguimos algumas inovações como o cartão de desconto, ônibus pegando os congressistas nos hotéis, aumento da oferta de transporte coletivo para o Campus Central, táxis com tarifas parceladas e uma festa de recepção gratuita e em local privado para os participantes”, cita.

O curso de Comunicação Social da UERN tem três habilitações: Jornalismo; Radialismo; e Publicidade e Propaganda. Para alunos da primeira turma de Comunicação Social da UERN, este é um momento muito especial. “É muito importante porque é a realização de um sonho atrasado de nossa parte. Os alunos, a maioria, não têm noção do tamanho deste evento”, frisou Aline Linhares, que hoje é servidora concursada da Rádio FM Universitária da UERN e ministrará uma oficina sobre técnicas básicas de rádio.

Para Ivan Coelho, que já foi aluno e hoje é professor do curso, este é um momento especial. “Entrei como professor na reta final da organização, mas será uma oportunidade de mostrar para o Nordeste a qualidade do nosso curso. O mais interessante é sentir a energia e o amadurecimento mostrado pelos nossos alunos”, frisou.

INTERCOM – O evento conta com uma vasta programação de oficinas, minicursos, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, de modo que os interessados poderão se inteirar dos principais assuntos que vêm sendo debatidos e abordados em torno da Comunicação Social e suas respectivas áreas, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo, Audiovisual, entre outras.

Entre as mesas-redondas, destaca-se a que aborda o tema dos 50 anos de ensino de comunicação no Brasil – coordenada pelos professores Wellington Pereira (UFPB), Salete Tauk (UFRPE), Luiz Custódio (UEPB), Graça Pinto (UFRN) e Isaltina Gomes (UFPE) – e que ocorre na manhã desta quarta-feira, 12, a partir das 9h30. Ainda pela manhã acontecem o credenciamento e a recepção aos congressistas no Dep. de Comunicação. À tarde iniciam-se as oficinas e apresentações de trabalhos divididos em sessões temáticas.

Clique AQUI e veja o site do evento.

Foto: Reprodução/https://www.facebook.com/IntercomNE2013/