Inscrições terminam na próxima sexta-feira

Termina na próxima sexta-feira (5) o período de inscrições para a nona edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN). Todas as escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte poderão se inscrever. O Festival destina-se aos grupos de teatro das escolas públicas e aos grupos de teatro das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Norte.

Serão selecionadas 30 peças teatrais.  As inscrições podem ser feitas atráves do envio da ficha de inscrição para os e-mails deca.proex@uern.br ou deca.proex@gmail.com, ou pessoalmente na Pró-Reitoria de Extensão no Campus Central da UERN. Nesta edição, o FESTUERN irá intensificar o trabalho pedagógico junto às escolas selecionadas, realizando uma série de atividades que integram a sala de aula ao espetáculo apresentado no teatro.

FESTUERN – O Festival Escolar de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UERN desde o ano 2003. Objetiva promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, como bem social indispensável na formação integral da pessoa humana a partir da valorização da escola e da universidade como espaço de produção de cultura e conhecimento.

O FESTUERN é um projeto de extensão universitária que promove arte educação levando o teatro para a sala de aula. O projeto oportuniza as escolas públicas do Estado, a formação de professores para que se utilize do teatro como ferramenta pedagógica através de encontros e acompanhamento pedagógico por professores universitários, bem como a criação de grupos teatrais que culminam na apresentação pública em uma das etapas deste projeto que acontece no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, na cidade de Mossoró/RN.

Além de promover a arte educação, o FESTUERN se caracteriza como um projeto de cunho social, pois os alunos que compõem os grupos de teatro formados nas escolas buscam uma vivência coletiva através da arte cênica. Além disso, o FESTUERN distribui para instituições de caráter filantrópico todos os alimentos arrecadados durante o festival, pois o ingresso para a apresentação dos espetáculos é obtido através da troca por um quilo de alimento não perecível.

Esse ano, as apresentações dos espetáculos serão realizadas de 18 a 25 de outubro, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró. Em Novembro, os melhores colocados participam do Circuito FESTUERN, realizado em várias cidades do Estado.