Inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia podem ser feitas até o dia 2

O Departamento de Pesquisa da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) informa que estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Edição 2017, uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao MERCOSUL, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil (MCTIC) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio institucional do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Anualmente é indicado um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao MERCOSUL. O tema escolhido na edição de 2017 é “Tecnologias para a Economia do Conhecimento“. O projeto ou trabalho de pesquisa deverá abordar uma ou mais das seguintes linhas:

1. Novas tecnologias da informação e comunicação e seu potencial transformador;
  2. Novos modelos de negócios na era digital – a transformação sem fronteiras;
  3. Formação do profissional do futuro – construção de novas competências e habilidades;
  4. Novas tecnologias para despertar nos jovens o interesse pelo aprendizado e desenvolvimento de novas tecnologias; e
  5. Ciência, Inovação e criatividade para o desenvolvimento humano: as indústrias criativas na convergência digital.

Podem concorrer estudantes e pesquisadores nacionais ou residentes nos países membros ou associados ao MERCOSUL (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). O regulamento está disponível no site do CNPq (www.premiomercosul.cnpq.br).

São contempladas cinco categorias: Integração, Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Pesquisador Sênior. A premiação varia de US$ 2.000,00 (para a categoria Iniciação Científica) a US$ 10.000,00 (para a modalidade Integração). Os vencedores também recebem, cada um, um troféu. Os contemplados com Menção Honrosa recebem placas. Os agraciados com os primeiros lugares e Menção Honrosa também recebem hospedagem e passagens aéreas para participar da cerimônia de premiação. Todos os trabalhos agraciados são publicados em livro.

As inscrições podem ser feitas até 2 de março de 2018.

Mais informações em www.premiomercosul.cnpq.br ou pelo e-mail: pmercosul@cnpq.br