Inscrições para o Mestrado Profissional em Letras estão abertas

Estão abertas as inscrições do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). O curso será oferecido em rede nacional por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

De acordo com o edital, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, a partir das 8h do dia 22 de abril de 2013 até às 23h59 do dia 21 de maio de 2013, observando o horário local de Brasília. A taxa de inscrição será no valor de R$ 50,00. As provas serão aplicadas no dia 16 de junho de 2013 nos municípios sedes das instituições participantes do PROFLETRAS.

São 829 vagas ofertadas em todo o país. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das instituições associadas. A UERN foi contemplada com 60 vagas divididas da seguinte forma: 30 vagas para o Campus de Pau dos Ferros (Clique AQUI e veja o cartaz produzido pelo CAMEAM); 20 vagas para o Campus Central, em Mossoró; e 10 vagas para o Campus de Assu.

Cada Polo do PROFLETRAS na UERN contará com coordenação própria. Em Pau dos Ferros, a coordenadora será a professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, doutora na área de Educação; em Assu, será a professora Cássia de Fátima Matos dos Santos, doutora na área de Letras; e em Mossoró, o coordenador será o professor José Roberto Alves Barbosa, doutor na área de Letras.

Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) o PROFLETRAS é um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, reconhecido pela CAPES que tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

Os alunos do ProfLetras terão direito a Bolsas de Estudo (caso tenham liberação parcial) e, também, receberão Tablets individualizados, patrocinados pela CAPES/MEC.

Critérios de seleção:

– Ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação em Português, devidamente registrado no Ministério da Educação;
– Ser professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores;
– Estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

LANÇAMENTO – O PROFLETRAS foi lançado na quarta-feira passada (17) na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso será oferecido em rede nacional por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O lançamento do PROFLETRAS em Brasília contou com a presença de professores da UERN. Prestigiaram o lançamento: o Reitor eleito da UERN, Pedro Fernandes Ribeiro Neto; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Wogelsanger Oliveira; a professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, coordenadora do Polo do PROFLETRAS em Pau dos Ferros; e a professora Cássia de Fátima Matos dos Santos, coordenadora do Polo do PROFLETRAS em Assu.

Clique abaixo e tenha acesso ao Edital e outras informações:

PROFLETRAS