INSCRIÇÕES AO PSV/2007 COMEÇAM DIA 11

As inscrições ao Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2007) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) serão iniciadas na segunda-feira, 11/12. Até o dia 15, conforme resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), os alunos que estudaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas devem procurar uma unidade da Universidade para efetuarem a inscrição na modalidade de cotista.  De 18 a 21, segundo o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), professor Valdomiro Morais, o período é para os alunos não-cotistas. Para estes, a taxa de inscrição é de R$ 90,00. Os que quiserem ter acesso ao Manual do Candidato devem pagar uma taxa simbólica de R$ 5,00. Para os candidatos que concluíram o ensino fundamental e médio em prazo anterior ao triênio 2004/2006, a taxa de inscrição será de 50% do valor total, correspondendo a R$ 45,00. A taxa deve ser depositada na conta corrente 37.740-6, agência 0036-1 do Banco do Brasil.

A Comperve informa que a efetivação da inscrição do candidato que optar pelo pagamento da taxa através de depósito em envelope, esta fica condicionada à conferência e à confirmação, pelo banco, do valor depositado. As inscrições podem ser feitas nos Campi de Mossoró, Assu, Natal, Pau dos Ferros e Caicó. Os cartões de inscrições serão entregues a partir de 23 de janeiro de 2007, atendendo primeiramente aos candidatos que optaram pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Ambiental e Turismo. De 24 a 26, aos cursos de Ciências da Religião, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Filosofia, Geografia, Letras, História, Pedagogia, Serviço Social e Música. De 29 a 31, para os de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia. Em 1º de fevereiro, o cartão dos candidatos inscritos em Ciência da Computação, Física, Matemática e Química. Os dias 8 e 9 de fevereiro serão dedicados aos candidatos retardatários e solicitantes de segunda via de todos os grupos.

As provas, conforme o edital do PSV/2007, serão aplicadas nos dias 11 e 12 de fevereiro. Com as mudanças aplicadas ao Processo, o candidato que fizer a inscrição em outra cidade terá que fazer as provas no local onde se inscreveu. As modificações feitas ao PSV são direcionadas ao total de questões, sistema de cota, inscrições e identificação do candidato. Com isso, o presidente da Comperve, acredita que o PSV cumprirá a reserva de vagas de 50% para alunos oriundos de escolas públicas, atenderá reivindicação relacionada ao pouco tempo para resolver 90 questões optativas e evitará qualquer tentativa de fraude ao processo.

O diretor da Comperve diz que o sistema anterior praticamente dividia as 2.180 vagas entre cotista e não-cotista. Agora, conforme as modificações no edital, haverá reserva de vagas apenas para aqueles que estudaram em escola pública. A outra metade é para os alunos vindos de escolas particulares, bem como aos que não conseguiram se inscrever na reserva de vaga. Com essa sistemática, Valdomiro Morais afirma que a prioridade é para quem vem do ensino público. O diretor acrescenta que a medida não é discriminatória para quem é de escola particular e diz que a Uern está apenas cumprindo o sistema de reserva de vagas de 50%, e reafirma que antes essa sistemática não era aplicada.

A edição anterior do PSV constou de 90 questões de História e Geografia, sendo 45 para cada, e 30 questões para Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, além de cinco discursivas na Língua Portuguesa e Literatura. Agora serão 60 (30 para História e 30 para Geografia) e 40 (20 para Língua Portuguesa e 20 para Língua Estrangeira). As questões discursivas foram subtraídas e os seus pontos foram direcionados à Redação. O diretor da Comperve explica que essa alteração atenderá uma reivindicação dos estudantes, que queriam mais tempo para analisar as questões sem recorrer ao “chutômetro” – escolha aleatória da resposta sem saber a alternativa correta. Com a modificação, o peso de cada questão optativa, que era de dois pontos, passou para três.

Agecom/UERN
Edilson Damasceno
3315 2153 – 3315-2172 (COMPERVE)