...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Iniciativas realizadas pela UERN promovem Saúde e Qualidade de Vida

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) executa ações e programas ligados diretamente à área da Saúde – são realizados atendimentos gratuitos, ações de extensão, projetos de pesquisa e iniciativas que visam a qualidade de vida.

Neste dia 7 de abril, em que é comemorado o Dia da Mundial da Saúde, a UERN mostra algumas de suas iniciativas e projetos que fortalecem a importância do Ensino Público de Qualidade e sua contribuição direta com a saúde da população.

imagem

Recentemente, atendendo ao chamado do Ministério da Educação, a UERN se engajou na luta contra o mosquito Aedes Aegypti e lançou a Campanha “UERN contra o Aedes”.

Conheça parte desses projetos e ações:

imagem
seteAmbulatórios do curso de Medicina

Os ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN) atendem, gratuitamente, cerca de 450 pessoas ao mês. No mês de março de 2016 foram realizados 675 atendimentos, extrapolando a média mensal.
Consultas com caráter diferenciado, na presença de alunos e professores, são realizadas nos ambulatórios da FACS, oferecendo atendimento personalizado aos pacientes. As consultas duram em média de 40 minutos a uma hora, podendo extrapolar em alguns casos.

Especialidades oferecidas nos ambulatórios da FACS/UERN:

  • Ginecologia
  • Pré-Natal
  • Planejamento Familiar
  • Psiquiatria
  • Reumatologia
  • Endocrinologia
  • Infectologia
  • Nucléolo do Fígado
  • Teste do olhinho
  • Pediatria
  • Pneumo-pediatria
  • Cardiologia
  • Doença de Chagas
  • Gastrologia
  • Geriatria
  • Dermatologia
  • Nutrição
  • Psicologia
Telefone para marcação: (84) 3314-3963 (Atendimentos de segunda a sexta-feira)

 

imagem
seteResidência Médica

A Comissão de Residência Médica da UERN disponibiliza dois programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica: Medicina de Família e Comunidade; e em Ginecologia e Obstetrícia.

A instituição conta ainda com um Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, que abrange as áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

 

imagem
seteNúcleo de Atividade Física e Lazer – NAFEL

Esporte e Lazer colaboram com a Saúde e a Qualidade de Vida. Neste sentido, o Núcleo de Atividade Física e Lazer (NAFEL), vinculado à Faculdade de Educação Física (FAEF), agrega todas as ações e projetos desenvolvidos pela FAEF.

Iniciados em março deste ano, os cursos oferecidos pelo NAFEL – musculação, dança/zumba, atividade rítmica infantil, ginástica funcional, hidroginástica, jiu-jítsu, karatê, natação, esportes de quadra, caminhada e corrida orientada, capoeira e badminton – possuem mais de 500 pessoas inscritas, entre pessoas da comunidade interna e externa. As atividades serão realizadas nas dependências da Faculdade de Educação Física.

Com propósito diferenciado – uma academia/escola – os cursos ofertados pelo NAFEL possibilitam aos alunos a aplicação de seus conhecimentos na prática e estabelecem a relação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

Coordenado pela professora Dra. Irany Knackfuss, o NAFEL congrega programas como o “Pró-Vida”, que é voltado a grupos especiais: portadores de HIV+, Idosos, Cardiopatas, Hipertensos e pessoas com deficiência.

imagem
seteAcademia da Criança

Outra ação executada pela FAEF é a Academia da Criança, em atividade há quatro anos, sob a coordenação do professor Humberto Jefferson. Com atividades que visam o desenvolvimento da coordenação motora de crianças de 2 a 6 anos, a Academia da Criança foi inicialmente pensada para atender crianças sedentárias e estimular atividades físicas, porém o atendimento especializado atraiu um público que necessitava de atenção especial – crianças hiperativas, com síndrome de down e autistas. As turmas são mistas.

Os alunos que colaboram com o projeto são bolsistas voluntários que ao mesmo tempo ajudam as crianças e realizam pesquisas para trabalhos.

 

imagem
seteProjeto PRORHAE MotivAÇÃO

O Programa Institucional de Assistência ao Servidor: Saúde e Qualidade de Vida no trabalho desenvolve ações planejadas e executadas pelo Projeto PRORHAE MotivAÇÃO: Saúde e Bem-estar, implantado no ano de 2012, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro), com o objetivo de proporcionar aos servidores da UERN medidas de prevenção, promoção da saúde e do bem-estar.

As ações contemplam temas como: saúde bucal, campanhas de vacinação, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, massagem relaxante, ergonomia, autoestima, alimentação saudável, dentre outros.

O Programa dispõe também de Acompanhamento Psicossocial – individual ou coletivo – aos servidores que tenham seu desempenho laboral prejudicado. Esse serviço tem como objetivo prestar atendimento especializado por meio da Psicologia Organizacional e da Assistência Social, buscando a melhoria da qualidade de vida nos aspectos social, físico e emocional, por meio de apoio e orientação que proporcionem sua inclusão integral no ambiente de trabalho.

 

imagem
seteClínicas Odontológicas

No Campus de Caicó, a comunidade conta com o atendimento de saúde bucal gratuito oferecido pelas clínicas odontológicas. Entre os serviços prestados estão: cirurgia odontológica, periodontia, clínica infantil e prótese dentária. Também são desenvolvidos projetos de extensão de disfunção têmporo mandibular ofertados à população e o serviço de atendimento a pacientes em hemodiálise da Clínica do Rim em Caicó.

 

setePROJETOS EM IMPLANTAÇÃO
   
hospital materno infantil
HOSPITAL MATERNO INFANTIL

O Hospital Materno Infantil será construído numa área de 36 mil metros quadrados, contando com 118 leitos num investimento de US$ 19 milhões a partir do programa RN Sustentável, financiado pelo Banco Mundial.

   
exame de óbito
SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITOS

O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), uma parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, é um trabalho de avaliação da causa da morte natural desconhecida ou duvidosa com o objetivo de fornecer elucidação diagnóstica e informações complementares para o serviço de epidemiologia e políticas de saúde pública em geral. O serviço pode colocar em evidência os possíveis riscos à saúde, tanto os já conhecidos quanto os que não são comuns, ou ainda casos de uma doença nova em um determinado local, esclarecendo a causa de mortes não elucidadas.
Com o novo serviço, Mossoró poderá planejar e realizar medidas de saúde direcionadas, levando em consideração o mapeamento epidemiológico. Para a Universidade, o SVO traz vantagens na formação dos alunos, não apenas do curso de Medicina, como também da área da Saúde, como Enfermagem, Ciências Biológicas e Serviço Social.

Matéria: Iuska Freire

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support