Iniciados os preparativos para o II Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográficas

Na tarde do Dia 13 de julho a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) promoveu reunião preparatória para o II Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográficas – Povos do Campo: Memória. Saberes, Tradição (ERNAB).

O evento será realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), Faculdade de Educação (FE) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação Inclusiva (GEPPEI).

O encontro transcorreu na Sala de Multimídia I da Faculdade de Educação/UERN. Estiveram presentes: alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/FE/UERN, membros do GEPPEI, professores da Graduação e da Pós-Graduação e bolsistas da Iniciação Científica.

O II ERNAB será coordenado pela Professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar e pelo Professor José Evangelista de Lima. O evento está previsto para ocorrer nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2015. “O II Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográficas – Povos do Campo: Memória, Saberes, Tradição será realizado no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte na cidade de Mossoró/RN. O evento traz na sua essência a perspectiva de ouvir as narrativas de sujeitos do campo que possuem suas histórias de vida marcadas pelo cheiro da terra, a dor e a alegria do trabalho, pela força dos movimentos sociais, pelo sentimento, pela pertença e pela identidade campesina”, explica a diretora de políticas inclusivas Ana Lúcia Oliveira Aguiar.

A organização do evento lista os seguintes objetivos: Ouvir as narrativas de saberes, fazeres e sentires locais, a partir das vozes de sujeitos silenciados; Reconhecer as narrativas como recurso de (Auto) Formação; Perceber os Processos Formativos em Contextos Locais; Organizar o Museu das Vozes do Rio Grande do Norte; Articular a docência à Formação Humana e ao Desenvolvimento Profissional com vistas à coletividade; Reafirmar os processos formativos, a partir dos espaços não formais de ensino e aprendizagem e Propor políticas e gestão da educação, a partir das vozes de sujeitos em contextos locais. “ que o II ERNAB discutirá um processo de ensino e aprendizagem direcionados para os quatro pilares: Aprender a conhecer; Aprender a Viver; Aprender a Viver Juntos; Aprender a Ser. E como compromisso social, argumenta a professora, “o indivíduo cidadão, em sua diversidade e diferença, agente e ator do processo de desenvolvimento econômico, social e cultural da região e da sociedade”, declara Ana Lúcia.

A professora Ana Lúcia Aguiar destaca a importância do evento. “O II ERNAB apresenta o campo como uma teia de significados tecida por homens e mulheres comuns, como um lugar diverso, dinâmico, vivo, com conflitos e conquistas pelos direitos de seus povos. É pertinente dar espaço e evocar as vozes protagonistas do campo para a vida acadêmica; valorizar os ensinamentos dos mestres da vida e da terra; reconhecer os saberes dos inúmeros alunos que vieram do campo; estabelecer o diálogo dos homens e mulheres imbuídos dos saberes e fazeres do/no campo. Perceber o campo como um lugar acolhedor, sustentável, diverso, inclusivo e que tem seu olhar para as tradições e para a cultura de seus povos”, frisou.

A professora ainda cita “o diálogo do II ERNAB com a missão da universidade por uma sociedade menos desigual, que enxerga como necessidade a inclusão de todas as camadas e categorias sociais, produz novas demandas”.