Informativo do Emprego, Renda e Consumo no Município de Mossoró/RN apresenta análise dos microdados da RAIS 2010

Resultado de um projeto de extensão universitária desenvolvido por professores e alunos do curso de Economia da UERN/Campus Central, a segunda edição do “Informativo do Emprego, Renda e Consumo no Município de Mossoró/RN” traz a “Análise dos microdados da RAIS 2010: Emprego, Escolaridade, Sexo e Raça/Cor”. Foram explorados dados referentes ao emprego e renda de homens e mulheres, controlados por escolaridade, setor de atividade, por idade e por ocupação.

O projeto de extensão, coordenado pelos professores Dr. Francisco Soares de Lima e Dr. Joedson Jales de Faria, visa a publicação periódica do Informativo com indicadores do mercado de trabalho, composição e variação da renda e estimativa da variação da demanda por produtos diversos no município de Mossoró. Além da publicação de dados e indicadores do mercado de trabalho, serão divulgados os resultados de estudos que visem responder questões pontuais e relevantes que possam surgir a partir dos resultados iniciais encontrados.

De acordo com o estudo, em Mossoró os três setores que melhor remuneram são a Indústria Extrativa Mineral, Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP) e Administração Pública. Esses setores juntos têm apenas 17,7% do total de empregos. Os três setores que pior remuneram são Agropecuária, Comércio e a Indústria de Transformação. Esses setores juntos têm 43,94% do total de empregos.

Outro ponto pesquisado é o diferencial salarial entre homens e mulheres no município de Mossoró. O salário médio do homem é 31,04% maior que o salário médio da mulher e que a participação masculina (65,99%) no mercado de trabalho é maior que a participação feminina (34,01%).  O estudo aponta que “Além da questão da empregabilidade, os dados acima suscitam a questão: por que mulheres ganham, em média, menos que os homens? A resposta trivial destaca a discriminação sexual e o machismo”. Em todas as faixas de escolaridade, o salário médio dos homens é maior que o salário médio das mulheres.

Apesar de ser um objeto de estudo de grande relevância, os dados sobre raça e cor apresentam uma parcela de significativa de imprecisão devido a presença de empregados de raça e cor não identificadas e ignoradas. Quanto a participação no mercado formal de trabalho, os que se declaram pardos (37,4%) constituem a maioria, seguidos dos que se declaram brancos (24,19%) e os que se declaram pretos (2,14%).

No informativo, os professores explicam que as relações observadas e relatadas demandam novos estudos e novas investigações.  O principal motivo do projeto é, além de informar, estimular o debate. A equipe do projeto já está trabalhando no sentido de fazer um comparativo entre os anos de 2010 e 2011.

Clique abaixo e veja o informativo na íntegra:

Informativo do Emprego, Renda e Consumo no Município de Mossoró/RN