...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

INEP divulga resultado do ENADE 2017 e dois indicadores da Educação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 9 de outubro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017.

Também foram divulgados dois indicadores calculados a partir da combinação do resultado do exame com outras bases de dados: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos observados e esperados (IDD).

Calculado desde 2004, o IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem.

Na UERN foram avaliados 15 cursos em 2017, com 44 ofertas na modalidade presencial (licenciatura e bacharelado), nos Campi e Núcleos Avançados. Os cursos melhores avaliados foram Ciências Sociais (Bacharelado/Mossoró), Ciência da Computação (Bacharelado/Natal) e Educação Física (Licenciatura/Pau dos Ferros) com conceito 4.

“A UERN manteve sua média de avaliação de cursos e já trabalha na perspectiva de potencializar novos resultados na próxima avaliação. Nosso IDD foi positivo, preponderando entre 3 e 4. Ressaltamos a importância da corresponsabilidade de todos os envolvidos nos processos de avaliação interna e externa”, enfatiza Mayra Ribeiro, avaliadora institucional da UERN.

A UERN fará uma reunião com os chefes dos departamentos dos cursos avaliados e posteriormente com os coordenadores e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE’s) e Comissão Setorial de Avaliação (COSE).

Em novembro, o Inep divulgará outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Veja os resultados do ENADE 2017

ENADE 2018 – Ao todo foram inscritos nos cursos da UERN no Enade 2018, 558 estudantes. O exame será aplicado em todo o Brasil em 25 de novembro. A prova terá dez questões do componente de formação geral, comum a todos os alunos, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões nos componentes específicos de cada área, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

A UERN esclarece que o ENADE é um componente curricular obrigatório dos Cursos Superiores, o estudante que não fizer o exame ou não for dispensado, não poderá colar grau e nem receber o diploma.

Serão avaliados na UERN no ENADE 2018 os seguintes cursos:

Administração
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Jornalismo
Publicidade e Propaganda
Direito
Serviço Social
Turismo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support